Prefeitura de Paracatu

CAMPANHA VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA

A população deve ficar atenta aos dias e locais da vacinação de cães e gatos em Paracatu.

A Prefeitura Municipal de Paracatu, por meio da Secretaria de Saúde, informa à população o calendário de vacinação contra raiva que terá início na primeira semana de Agosto.
Os donos de cães e gatos moradores da Zona Urbana poderão levar seus animais de estimação do dia 03 de agosto a 19 de agosto de 2015. E os donos de cães e gatos moradores da Zona rural poderão levar seus animais de 20 de agosto a 17 de setembro de 2015.
Procure a Secretaria Municipal de Saúde para saber a data e local de vacinação no seu bairro ou região pelo telefone. Mais informações também podem ser obtidas pelos telefones 3671-3555 e 3671-6166 ou pelo site: paracatu.mg.gov.br .
A raiva canina é a mais conhecida das zoonoses (infecções e doenças transmitidas entre animais vertebrados e humanos), e segue como um problema a ser controlado em quase todo o mundo. Transmitida pelo contato com a saliva de um animal doente – principalmente por meio da mordida – a doença pode demorar até dez dias para se manifestar no animal infectado e, em quase 100% dos casos, é fatal.

Entre os principais sintomas da raiva canina estão sintomas de agressividade no animal, salivação excessiva, paralisia e mudanças de comportamento, que podem fazer seu pet deixar de ser alegre e festeiro para se tornar depressivo e retraído.

Considerada incurável, a raiva tem na vacinação a sua única forma de prevenção eficiente nos animais e, atingindo o sistema nervoso.

campanha antirrabica

EDUCAÇÃO

PREFEITURA ENTREGA AOS MORADORES DO BAIRRO ALTO DA COLINA AS NOVAS INSTALAÇÕES DA ESCOLA MUNICIPAL GIDALTE MARIA DOS SANTOS

Acompanhado por autoridades, professores, diretores, alunos e moradores locais, o Prefeito Municipal Olavo Remígio Condé inaugurou, na manhã do dia 25 de junho as obras de reconstrução da Escola Municipal Gidalte Maria dos Santos, localizada no bairro Alto da Colina.
A escola foi encontrada pela atual gestão em estado difícil de manter as atividades escolares e durante todo o tempo da reforma as crianças tiveram que estudar em espaços cedidos por outras escolas municipais.
O cerimonial foi conduzido pela Professora Edna Mara Borges, diretora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação que destacou a importância da obra e a valorização dos alunos e profissionais do meio educacional para o bairro e comunidade.
Dentro os participantes da cerimônia se encontravam a presidente da associação do bairro Alto da Colina, Cíntia Botelho representando a Superintendência Regional de Ensino, o Presidente da Câmara Municipal de vereadores Sr. João Arcanjo, e ainda a Secretária Municipal de Ação Social Ana Amélia.
Entre várias apresentações artísticas especialmente preparadas pelos alunos e professores foi feito o descerramento da placa de reinauguração do novo estabelecimento de ensino pelo Prefeito Sr. Olavo Condé, pela Diretora da escola –Lecy Machado, pela Secretária Municipal de Educação – Professora Maria de Fátima Ulhoa Almeida.
A presidente da associação do bairro Alto da Colina, Sra. Sebastiana, falou da importância daquela unidade escolar para as crianças do bairro.
Na referida unidade escolar foram feitas as seguintes obras:
Ampliação e construção:
• 01 sala de aula.
• Refeitório.
• Cantina.
• Depósitos de merenda, material de limpeza e guarda utensílios.
• Sanitários com acessibilidade.
• Construção de rampa de acesso.
• Banheiros para funcionários.
• Muros.
• Escada com cobertura.

Reformas:
• Reforma total do telhado.
• Pintura geral do prédio.
• Rede hidráulica e elétrica.
• Reformas de todas as salas de aula.
• Sala de Multimeios e biblioteca, banheiros, substituição dos forros e troca dos pisos.

SAÚDE

PREFEITURA PROMOVE 1º SEMINÁRIO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA EM PARACATU

Com o tema “Atenção Primária, Eficiência e Resolutividade a Serviço da População” a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde realizou nesta quarta-feira, 22, o 1º Seminário da Atenção Primária.

O evento contou com a participação do prefeito Olavo Condé, do vice-prefeito Dr. José Altino, do presidente do Conselho Municipal de Saúde, Eurípedes Tobias, da secretária de Saúde Maria Aparecida Sicupira, da coordenadora da atenção primária Adriana Vilela, além de servidores de todos os PSFs (Programa Saúde da Família) do município.

A atenção primaria está estruturada no programa saúde da família e objetiva melhorar o estado de saúde da população, priorizando um atendimento com agilidade e qualidade e de modo acolhedor e humanizado como disse a coordenadora desse trabalho na cidade, Adriana Vilela.

A grande missão dos profissionais dos PSFs é persistir na construção de um modelo assistencial de atenção baseado na promoção, proteção, diagnóstico precoce, tratamento e recuperação da saúde dirigida aos indivíduos, à família e à comunidade. Maria Aparecida, secretária de saúde, lembrou aos participantes a importância do seminário para a troca de experiências, integração e muita aprendizagem.

A diferença da atenção primária está, sobretudo, na qualidade dos serviços prestados, no “foco em cuidados contínuos, na manutenção da saúde e na cooperação entre os diversos profissionais de saúde”.

“Sabemos que não tem sido fácil, porque a crise no país tem atingido todos os setores e com o setor da saúde não é diferente. Por isso, nosso trabalho é avançar melhorando a atenção primária, porque ela é a garantia de mais saúde para todos”, afirmou José Altino.

A administração não tem medido esforços para melhorar a infra estrutura das Unidades Básicas de Saúde. Novas edificações e reformas estão sendo feitas nos PSFs dos bairros Paracatuzinho, Chapadinha, Prado, Novo Horizonte, Vila Mariana e Amoreiras II e trabalhos como este têm o objetivo de buscar uma atenção primária que possa atender, as necessidades de saúde das famílias paracatuenses.

O seminário é uma das ações que tem por finalidade o fortalecimento da porta de entrada do sistema de saúde do município.

ESCOLAS MUNICIPAIS REALIZAM FESTAS JUNINAS E JULINAS

Todas as trinta e seis unidades escolares que integram a rede municipal de ensino de Paracatu realizaram ao longo dos meses de junho e julho animados e concorridos festejos. Os eventos integram a proposta da Secretaria Municipal de Educação que incentiva a realização de comemorações juninas de cunho pedagógico nas unidades escolares, com ampla participação de familiares dos alunos e da comunidade local. As escolas aproveitaram a oportunidade para se aproximarem mais da sociedade, fazendo deste um momento de compartilhar alegria e integração com a comunidade, funcionários e pais dos alunos da escola.
Com danças folclóricas, quadrilhas, comidas típicas e apresentações realizadas pelos alunos e seus professores. Até os pequenos das Creches Municipais de Educação Infantil participaram das festividades juninas e julinas, para alegria dos pais, familiares, amigos e professores.
Fruto do programa “Escola de Gestores” de 2015, a Secretaria Municipal de Educação juntamente com os coordenadores e diretores das escolas municipais realizou também o “Arriá Julino” no dia 14/07/2015 em frente à sede da Secretaria com apresentação de quadrilhas pelos gestores e a danças pelos alunos do 3º e 4º do ensino fundamental do Pré Escolar Municipal Bezerra de Menezes. Comidas típicas e a alegria da confraternização fizeram com que o 1º ventos do ‘Arraiá’ agradasse a todos os presentes. As fotos são dos festejos nas Creches Municipais Maria Conceição Macedo Neiva e Virgínia Teodoro e dos gestores das escolas municipais.

RV-TVWeb-100x100 TV WEB NF-e-100x100 Nota fiscal Eletrônica
Escrita Fiscal
Transparencia-100x100 Portal da
Transparência
PRODEP PRODEP Licitacoes-100x100 Licitações PlanoDiretor-100x100 Plano Diretor GuiasTributos-100x100 Guias e Tributos PMSB-100x100 Plano Municipal de
Saneamento Básico
gestão educacional-100x100 Gestão Educacional ProtocolosDocumentos-100x100 Gestão de Protocolo
Documentos e Fluxo
ConsultaPublica-100x100 Consultas Públicas ServMilitar-100x100 Serviço Militar Ouvidoria-100x100 Ouvidoria