Prefeitura de Paracatu

CULTURA

SEMANA DE MUSEUS É COMEMORADA EM PARACATU COM EXPOSIÇÃO SOBRE TECNOLOGIA

O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), autarquia federal vinculada ao Ministério da Cultura (MinC), promoveu de 18 a 24 de maio a 13ª Semana de Museus. Em 2015, o tema de sua 13ª edição foi “Museus para uma sociedade sustentável”.

Em Paracatu, através de uma parceria entre a Casa da Cultura e a Escola de Informática Mult Tech, o Museu Histórico Municipal Dr. Pedro Salazar Moscoso da Veiga Pessoa esteve com as portas abertas com a exposição “Principais Evoluções Tecnológicas do Séc. XXI. A abertura da mostra contou com estudantes da Escola Estadual Dr. Sérgio Ulhoa que tiveram uma aula sobre a evolução dos computadores, com o professor Glauber César.

A Diretora da Fundação Municipal Casa de Cultura, Graciele Mendes, avaliou como positiva a exposição deste ano. A exemplo de anos anteriores, o Museu Histórico contou com uma exposição específica alusiva a Semana de Museus. Nós ficamos muito satisfeitos com o tema da exposição de 2015 que remeteu os visitantes ao passado mostrando como evoluímos rápido no que se refere à tecnologia. Foi excelente, afirmou Graciele.

Mércia Soares, professora da Escola Estadual Dr. Sérgio Ulhoa, ressaltou que a iniciativa é gratificante. É gostoso ver a curiosidade dos alunos, a vontade deles de aprenderem, conhecerem e essas expectativas são muito importantes para os alunos.

Victor Manoel Ferreira, 9 anos, aluno da E.E. Dr. Sérgio Ulhoa, prestou muita atenção nas explicações do palestrante e fez questão de agradecer. Eu aprendi sobre muitas coisas que não sabia. Foi muito bom e eu quero agradecer a todos vocês por um momento tão especial.

Para o Secretário de Cultura do Município, Isac Arruda, as curiosidades apresentadas durante a explanação demonstram o quanto iniciativas como essa são louváveis, porque desperta o interesse das crianças pela história de modo geral.

A exposição ficou aberta no período de 18 a 22 de maio e alunos das redes Municipal, Estadual e Particular puderam visitar o Museu e fazer uma viagem no túnel do tempo conhecendo um pouco sobre os primeiros equipamentos utilizados para e pela comunicação.

A Semana de Museus, ação de promoção permanente do Ibram, congrega atividades diversas dos museus brasileiros no primeiro semestre de cada ano, marcando o Dia Internacional de Museus (18 de maio).

ponte 03605

ponte 04006

ponte 04401

ponte 03403

ponte 03302

ponte 03504

CONVITE – Audiência do Plano de Urbanização de Áreas de Risco

Convidamos Vossa Senhoria a participar da Audiência do Plano de Urbanização de Áreas de Risco dos bairros: JK, Alto do Açude, Vista Alegre, Novo Horizonte e Nossa Senhora de Fátima, que ocorrerá nesta terça feira, no horário de 16:00 às 19:00 horas na escola municipal Joaquim Adjuto Botelho, localizada à travessa Marques de Pombal nº 426, bairro JK.

A audiência apresentará o Plano de Urbanização das Áreas de Risco dos bairros: JK, Alto do Açude, Vista Alegre, Novo Horizonte e Nossa Senhora de Fátima, que objetiva elevar a qualidade de vida das famílias de baixa renda assentadas em áreas de risco naquelas regiões através da implantação de ações necessárias à segurança, salubridade, habitabilidade e regularização fundiária, para as famílias de baixa renda, visando a sua permanência ou realocação, com ações de forma integrada de habitação, saneamento e inclusão social. Portanto o Plano contemplara: ações, previsão de empreendimentos e serviços visando superar a condição de precariedade da população residente nas citadas áreas, bem como ações sobre o uso e ocupação regular do solo urbano.

Sendo o que nos apresenta para o momento, subscrevemo-nos, colocando-nos à disposição de Vossa Senhoria para quaisquer informações adicionais sobre o assunto, através do Diretor de Gestão, Sr. Rafael Marcus N. Costa, pelo telefone (38) 3679-0905 ramais (234).

Audiência pública tamanho ampliado

Uaitec Paracatu se destaca entre as unidades de Minas Gerais

No segundo Bimestre de 2015 Março/Abril a Uaitec Paracatu ficou em 1º lugar entre as 106 Uaitec’s de Minas Gerais.
A Uaitec é a primeira universidade pública gratuita de Paracatu, que veio para ampliar as oportunidades aos jovens e adultos no mercado de trabalho. Motivo de alegria e orgulho para a Administração Municipal, notadamente para a Secretaria Municipal de Educação, na pessoa da Secretária Fatima Ulhôa e das Coordenadoras Marilene Araújo e Ana Paula Souza, que recebeu e-mail da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, parabenizando Paracatu que em quase duzentas cidades que têm UAITEC, ficou em 1º lugar entre as que tiveram o maior número de alunos inscritos nos cursos de Inclusão Digital e Cursos Presenciais no período de Março 2015 a Abril 2015, no total foram mais de 740 alunos inscritos. O principal objetivo é duplicar esses números no 3º Bimestre de 2015.
Quem deseja adquirir novos conhecimentos ou se aperfeiçoar profissionalmente, pode ingressar em um dos cursos gratuitos de capacitação disponíveis na UAITEC . São 72 opções nas áreas de : Desenvolvimento de Habilidades, Formação Profissional, Inovação e Empreendedorismo-Novos Negócios, Meio-ambiente, Rede Tecnológica de Capacitação para APAEs, Saúde, Bem-Estar e Cidadania, Tecnologia da Informação e Comunicação. Além da Pós-graduação Engenharia da Inovação e cursos práticos de informática básica e corte costura.
A UAITEC funciona na Avenida Aeroporto – Paracatuzinho, de segunda a sexta-feira, das 08h às 18h. Para fazer o cadastro, deverá apresentar carteira de identidade, CPF, e se menor, é necessário estar acompanhado de um maior responsável, no ato da inscrição. Para maiores informações, o número do telefone é (38) 3671-9722.

divulgação 2

divulgação

Confira o cronograma da Campanha de Vacinação contra gripe em Paracatu

A Campanha de Vacinação contra gripe já começou em Paracatu e os postos de saúde já estão abastecidos com dose da vacina.

O público alvo são os idosos, gestantes, crianças de seis meses a menores de cinco anos, pessoas portadoras de doenças crônicas, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto) e trabalhadores de unidades de saúde que tenham risco de contaminação.

Na Zona Rural a vacinação começara a partir desta segunda conforme escala divulgada pela Secretaria Municipal de Saúde. Confira abaixo:

18/5 PORTO BURITI
19/5 ASSENTAMENTO VITÓRIA DA CONQUISTA
20/5 ASSENTAMENTO BELO VALE
25/5 ASSENTAMENTO ESPERANÇA
26/5 SEDE DA ASSOCIAÇÃO RIBEIRÃO

Em junho, a escala é a seguinte:
01/6 ASSENTAMENTO SANTA ROSA
02/6 ASSENTAMENTO JAMBEIRO
03/6 PROJETO ENTRE RIBEIROS
15/6 ASSENTAMENTO HEBERT DE SOUZA E
22/6 FAZENDINHA LUZ E VIDA

A vacina diminui muito os riscos de contrair a gripe. Em indivíduos saudáveis a eficácia chega a 90%. Previna-se!

MAIS INFORMAÇÕES PODEM SER OBTIDAS PELOS TELEFONES 3671 3555 OU 3671 1286.

Fonte: ASCOM / Prefeitura de Paracatu – MG

RV-TVWeb-100x100 TV WEB NF-e-100x100 Nota fiscal Eletrônica
Escrita Fiscal
Transparencia-100x100 Portal da
Transparência
PRODEP PRODEP Licitacoes-100x100 Licitações PlanoDiretor-100x100 Plano Diretor GuiasTributos-100x100 Guias e Tributos PMSB-100x100 Plano Municipal de
Saneamento Básico
gestão educacional-100x100 Gestão Educacional ProtocolosDocumentos-100x100 Gestão de Protocolo
Documentos e Fluxo
ConsultaPublica-100x100 Consultas Públicas ServMilitar-100x100 Serviço Militar Ouvidoria-100x100 Ouvidoria