Prefeitura de Paracatu

23 DE MAIO – DIA DA BORDADEIRA

Segundo o IBGE, o bordado é uma atividade artesanal mais difundida no país, embora pouca gente saiba disso. O bordado aparece à frente dos trabalhos em madeira e em barro e, em Minas, é uma atividade econômica presente em 709 municípios. Além de importante fonte de renda para centenas de famílias mineiras, o bordado é um ofício que era passado de mãe para filha há alguns séculos, sendo importante registro cultural de uma época.
O bordado é um trabalho manual realizado por meio de fios, sobre tecidos, com a utilização de fibras como o algodão, linho, dentre outras. Artesanato classificado como doméstico, produto resultante de uma atividade ocupacional, ou como complemento ocasional de renda, também é um artesanato popular, sendo a produção predominantemente familiar e de pequenos grupos, o que possibilita a continuidade das técnicas, processos e desenhos.
O bordado de Paracatu vem ganhando destaque através do Grupo de Bordadeiras da Casa de Cultura, que além de ser uma fonte de renda extra, também é um meio de inclusão social e por vezes, apresenta-se como terapia para as pessoas que necessitam por algum motivo se integrarem ocupando as mãos e mente, portanto, torna-se o bordado um fator de identidade cultural e desenvolvimento humano.
Apropriando-se de tais argumentos, a Casa de Cultura, em sua atual gestão, ampliou e valorizou as aulas de bordado, promovendo esse grupo que, direcionados pela Diretora Graciele Mendes, bordam o famoso Calendário das Bordadeiras, que faz o registro artístico dos casarões coloniais da cidade, entre outros eventos,as bordadeiras se reúnem para, através deste talento manual quebrarem as fronteiras para mostrar nossa cultura.
De acordo com o depoimento da senhora Graciele Mendes “ o bordado é a única arte em que é permitido ver o avesso dela” o capricho de uma bordadeira e a qualidade do seu trabalho são conferidos pelo avesso.
Parabéns às bordadeiras de Paracatu e região, que contribuem como elemento representativo do patrimônio e da memória cultural da nossa cidade.

Scan_Pic0010

Scan_Pic0011

Scan_Pic0012

Scan_Pic0013

Paracatu é contemplada com carro em programa voltado para a saúde

O prefeito municipal de Paracatu participou na manhã desta segunda-feira, 23, em Belo Horizonte, na Cidade Administrativa de Minas, da solenidade de entrega de 107 veículos que irão beneficiar vários municípios do Estado.
A iniciativa faz parte do Programa de Doação de Veículos para Atenção à Saúde, lançado no final de 2015, contemplando prefeituras e entidades filantrópicas credenciadas como prestadores de serviços pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
O objetivo é proporcionar qualidade no transporte de pessoas que necessitam de tratamento médico, realização de exames ou de consultas e promover a assistência médica de caráter emergencial.
Paracatu foi uma das cidades contempladas pelo programa devido ao requerimento do vereador Zé Maria do Paracatuzinho, por meio da emenda parlamentar do deputado estadual Déiro Marra.
O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel e o vice-governador Antônio Andrade entregaram as chaves dos veículos a cada um dos 90 prefeitos presentes na solenidade.
O município de Paracatu recebeu um veiculo Palio no valor de R$29.300.00, que vai atender demandas da Secretaria Municipal de Saúde no atendimento ao setor de TFD (Tratamento Fora de Domicílio).
Para o prefeito municipal, “estar na capital mineira em busca de benefícios para a população de Paracatu é uma das missões mais importantes de sua gestão”.

IMG-20160523-WA0006

IMG-20160523-WA0007 (1)

IMG-20160523-WA0008 (1)

IMG-20160523-WA0010

PREFEITO PARTICIPA DA ABERTURA DA FEIRA REGIONAL DE ECONOMIA POPULAR SOLIDÁRIA DO NOROESTE DE MINAS

Paracatu recebeu nos dias 20 e 21 de maio, a Feira Regional de Economia Popular Solidária do Noroeste de Minas. O evento, reuniu pequenos produtores de todo o estado e promoveu a comercialização de produtos e serviços das cooperativas de economia solidária, valorizando sempre o consumo consciente e sustentável.

O prefeito municipal participou da solenidade de abertura que teve a presença de diversas autoridades. Paracatu foi escolhida para sediar o evento, de acordo com o diretor regional da Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social, João Batista Vaz da Costa, por ser cidade-polo do noroeste de Minas.

Durante a cerimônia, o prefeito municipal disse que 70% da produção alimentar está nas mãos do pequeno produtor. Ele ressaltou que a Secretaria de Agricultura realizou várias ações nos últimos anos, como a liberação de gradagem de 7 hectares de terra para cada produtor rural, e ainda,15 horas de silagem. Ambos sem custo nenhum.

A feira contou com várias oficinas, palestras e o seminário sobre normas sanitárias dos empreendimentos da agricultura familiar. “O encontro foi de fundamental importância para dar condições aos produtores de terem o seu produto registrado dentro das normas sanitárias”, comentou o prefeito de Paracatu. Vários prefeitos da Associação de Municípios Do Noroeste de Minas (Amnor) participaram do seminário.

O público pôde conhecer o artesanato local e degustar delícias mineiras como o pão de queijo, feijão tropeiro, pastel, mel natural e própolis. Muita música, apresentações teatrais, Folia de Reis, Maculelê e Caretagem, animaram os visitantes ao longo do dia.

Durante o ano são realizadas dez feiras regionais e uma estadual. Elas são organizadas pela Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese), em parceria com o Fórum Mineiro da Economia Popular Solidária, Conselho Estadual da Economia Popular Solidária e Prefeituras Municipais.

feira agricultura familiar 00302

feira agricultura familiar 01303

feira agricultura familiar 02504

feira agricultura familiar 03001

RV-TVWeb-100x100 TV WEB NF-e-100x100 Nota fiscal Eletrônica
Escrita Fiscal
Transparencia-100x100 Portal da
Transparência
PRODEP PRODEP Licitacoes-100x100 Licitações PlanoDiretor-100x100 Plano Diretor GuiasTributos-100x100 Guias e Tributos PMSB-100x100 Plano Municipal de
Saneamento Básico
gestão educacional-100x100 Gestão Educacional ProtocolosDocumentos-100x100 Gestão de Protocolo
Documentos e Fluxo
ConsultaPublica-100x100 Consultas Públicas ServMilitar-100x100 Serviço Militar Ouvidoria-100x100 Ouvidoria