A cidade de Paracatu, na Região Noroeste de Minas Gerais, guarda, além das belezas naturais, a tradição das artes manuais.

img

A criatividade do artesanato da cidade demonstra a influência da arte em toda a comunidade, reforçando as tradições, sustentando e traduzindo as mudanças através das várias formas de manifestações da sociedade. Bordados, pinturas, crochê e tecelagem são alguns dos exemplos do que é produzido pelos artesãos de Paracatu. Além de materializar a alma da cultura local, o artesanato vem adquirindo, cada vez mais, forte peso na economia através da geração de trabalho e renda e turismo. Ele é uma das riquezas que compõem o Patrimônio Cultural, resultado do diálogo e da promoção ao respeito com outros costumes e valores.

O artesanato local encontra em suas criações uma miscigenação tradicional das cidades atuais, em que é possível notar a forte identidade negra, oriunda dos quilombos, como é o caso dos artesanatos em palha de milho produzidos por remanescentes da Comunidade de São Domingos.

Na cidade existem vários grupos e associações de artesãos, a Fundação Municipal Casa de Cultura é um dos principais pontos de divulgação dos trabalhos....