Mulheres de Excelência reverencia a garra das Paracatuenses

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, Prefeitura Municipal de Paracatu, por meio da Fundação Casa de Cultura, da Secretaria Municipal de Cultura e da Secretaria de Governo, com o apoio da Kinross, promoveram na noite deste sábado, 11 de março, no Largo do Rosário, a quarta edição do Prêmio Mulheres de Excelência. A cerimônia prestou homenagem a mulheres paracatuenses que se destacaram em diversos setores da cidade no último ano. Mulheres que representam a força e a humanidade de todas as paracatuenses.

Nesta edição, 10 mulheres receberam o troféu Mulheres de Excelência. Indicadas pela própria empresa ou órgão em que exercem função, as agraciadas receberam o prêmio das mãos do Vice-Prefeito, Adelson Cunha, do Secretário de Cultura, Isac Arruda, da Diretora-presidente da Fundação Casa de Cultura, Graciele Mendes, e da vereadora Marli Ribeiro.

Para uma das homenageadas, a indicada da Kinross, Cláudia Aparecido Pinto, o prêmio é um reconhecimento do seu trabalho, que segundo ela só tem sentido quando faz diferença na vida de alguém. Já para a Assessora Executiva de Gabinete, Aparecida de Fátima Oliveira Silva, indicada pela Prefeitura Municipal, o prêmio é um incentivo para continuar desenvolvendo um bom trabalho.

A música ficou por conta do Grupo de Catira Tablado Mineiro que é formado por oito mulheres e pela dupla de violeiros Arthur Paula e Nathan Defensor. No palco, o grupo que é de Uberlândia e tem quase dois anos de formação, apresentou a dança de catira, que faz parte do folclore brasileiro. O ritmo musical é marcado pela batida dos pés e mãos das dançarinas além da dupla de violeiros, que tocam e cantam a moda de viola.

Para encerrar a noite de premiações, o Grupo Viola Flor de Uberlândia encantou os presentes com o melhor da música sertaneja de raiz e caipira. Formado por quatro mulheres o grupo é composto pela violeira Claúdia Morais, a violonista Wimye Consta, acordeonista Thaís Moura, acontrabaixista Renata Ribeiro, e a convidada do grupo Viniane Sicare na voz e percussão.

O público presente pôde conferir também uma feira dedicada às mulheres intitulada: “Charme e Chic”, com a venda de produtos exclusivos, além de barracas de alimentação.

Confira a lista das homenageadas:

Mulheres de Excelência 2017:

Irene dos Reis Oliveira - indicação da Câmara Municipal de Paracatu

Claudia Aparecida Pinto - Indicação da Kinross