Doações ao FIA podem ser feitas na declaração do IR 2017

A Secretaria de Desenvolvimento e Ação Social da Prefeitura Municipal por meio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e da Secretaria Executiva dos Conselhos promoveram na manhã desta quarta-feira, 12 de abril, na Câmara Municipal, o Dia“D”- Campanha de Conscientização do FIA (Fundo da Infância e da Adolescência) que são recursos destinados ao atendimento da população infantojuvenil.

Durante o evento, autoridades e instituições que trabalham com crianças e adolescentes do município esclareceram a importância da doação e de que maneira o cidadão paracatuense pode destinar 3% do seu Imposto de Renda para o Fundo da Infância e da Adolescência da cidade.

Segundo a contadora, Maria do Carmo Rodrigues de Almeida, a doação é feita através do Imposto de Renda ao preencher a declaração. “O contribuinte que decide doar não tem nenhuma perda financeira ou despesa extra. Apenas destinará o valor que pagaria ao fisco diretamente às crianças e adolescentes atendidos pelas entidades conveniadas ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA)”, ressaltou.

Em Paracatu, doze entidades são contempladas com recursos do FIA que são aplicados conforme as demandas e as prioridades dos Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente e são usados, por exemplo, em programas e ações que visam à erradicação do trabalho infantil, o atendimento a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social ou vítimas de violência, de incentivos à guarda e à adoção, de profissionalização de adolescentes, entre outros.

A Secretária de Desenvolvimento e Ação Social, Ana Amélia de Melo Medeiros, esclarece que por meio das doações ao FIA, as entidades beneficiadas conseguem recursos para qualificar atendimento e, assim, atuar na inclusão de jovens cidadãos que vivem em vulnerabilidade social. As doações, além de auxiliar muitas crianças e adolescentes atendidos diariamente pela rede municipal e conveniada, é um exercício de cidadania.

ASCOM / SEGOV

Mais trabalho. Novas Realizações