3º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas

O Secretário de Cultura Isac Arruda e a Diretora-Presidente da Fundação Casa de Cultura de Paracatu, Graciele Mendes, participaram nesta terça e quarta-feira, dias 11 e 12 de abril, em Brasília, do 3º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas Turísticas e Patrimônio Mundial. O objetivo do encontro foi planejar e consolidar ações para gestão das cidades históricas brasileiras, das quais Paracatu faz parte.

O evento foi promovido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) em parceria com a Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial (OCBPM) e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Com o intuito de definir uma agenda de desenvolvimento sustentável dos núcleos históricos, por meio da implantação de políticas voltadas a ações de preservação, promoção e de valorização do patrimônio natural e cultural, várias autoridades e mais de 300 prefeitos e secretários municipais de todo o país discutiram, entre outros assuntos, o crescimento econômico e social dos municípios, bem como a preservação do patrimônio histórico de cada cidade.

Para o secretário de Cultura Isac Arruda, o evento estabelece discussões que contribui para o fomento do turismo em todo o país e para a nossa região. “Precisamos valorizar os pontos históricos do nosso país e principalmente do nosso município, para isso é necessário que haja manutenção do patrimônio histórico e que saibamos explorar e desfrutar as belezas culturais e turísticas do nosso município”.

Atualmente, o Prefeito Olavo Condé ocupa a 1° Vice-presidência da Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais. Vale ressaltar também que Paracatu faz parte o mapa do turismo brasileiro e mineiro junto com apenas dois outros municípios da região noroeste.

ASCOM / SEGOV

Mais trabalho. Novas Realizações