Aulas de música gratuitas ajudam usuários do CAPS

A inclusão social de pessoas com deficiência intelectual e múltiplas tem sido um dos maiores objetivos da Administração Municipal. A música foi um dos caminhos encontrados para ajudar afastar o preconceito, melhorar a autoestima e gerar maior integração dos usuários do CAPS na sociedade. Pensando nisso a Prefeitura Municipal de Paracatu com a ação desenvolvida pela Fundação Casa de Cultura, em parceria com o Centro de Atenção Psicossocial de Paracatu (CAPS), está promovendo aulas de flauta para oito alunos do CAPS.

Os CAPS são instituições destinadas a acolher pacientes com transtornos mentais, estimular sua integração social e familiar, além de apoiar iniciativas que buscam autonomia, oferecendo-lhes atendimento médico e psicossocial. Sua característica principal é buscar integrá-los a um ambiente social e cultural com inúmeros desafios.

As aulas, que começaram em março, são ministradas na Fundação Casa de Cultura pelo professor de música José Augusto de Oliveira Melo e acontecem às terças e quintas-feiras, sempre na parte da tarde. Todas as aulas são acompanhadas pela terapeuta ocupacional do Centro de Atenção Psicossocial de Paracatu (CAPS), Ellen Terezinha Mutam Costa Neiva.

De acordo com a terapeuta, a ideia de participar das aulas que já são oferecidas pela Fundação, surgiu a partir da participação dela em um curso oferecido pela Prefeitura Municipal de Paracatu ofertado pela Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) em Belo Horizonte.

Durante o curso, foi sugerido que os pacientes que utilizam o CAPS no município sejam inseridos em um ambiente social e cultural, através da participação em atividades que estimulem a interação social. Ainda segundo ela, ao procurar parcerias para desenvolver o projeto, foi prontamente atendida pela Diretora Presidente da Fundação Casa de Cultura, Graciele Mendes.

Para a terapeuta, depois da participação dos alunos nas aulas houve uma grande melhora na concentração, na ansiedade e no comportamento. Para um dos alunos, o Sr. Sebastião Evangelista, de 56 anos, a aula trouxe muita tranquilidade e alegria.

Para o Prefeito Municipal, Olavo Remígio Condé, a prefeitura estará sempre de portas abertas e vai continuar apoiando iniciativas como essa, que vem da comunidade ou dos próprios servidores municipais, contribuindo para o desenvolvimento do cidadão, e trazendo melhor qualidade de vida.

ASCOM / SEGOV

Mais trabalho. Novas Realizações