Conselhos ligados à Assistência Social celebram realizações e compartilham experiências

Representantes de oito grupos e familiares participaram de encontro

#DescriçãoPraCegoVer: Dirigentes dos conselhos ligados à Assistência Social se reuniram no bairro Santana

Conselheiros vinculados à assistência social se reuniram para compartilhar experiências, celebrar êxitos obtidos em 2019 e, debater os desafios para o próximo ano. A reunião foi realizada  na Loja Maçônica do bairro Santana e contou com a presença do prefeito, Olavo Condé, dos secretários municipais do Desenvolvimento e Ação Social, Ana Amélia de Melo Medeiros, e da Cultura e Turismo, Isac Costa Arruda, além de familiares dos conselheiros, servidores da pasta de Desenvolvimento Social e outros.

Na programação, os conselheiros montaram estandes, com mostras do trabalho realizado em área.  Os dirigentes – ou representantes de cada conselho - também foram apresentados aos presentes.

A titular da Secretaria de Desenvolvimento e Ação Social,  Ana Amélia Medeiros destacou a importância de, mesmo com dificuldades no recebimento de verbas federais, os conselhos terem, durante o ano, atuado  com vigor, recebendo apoios diversos da Prefeitura Municipal.

Estão vinculados à Secretaria Municipal de Assistência Social e participaram da atividade os conselhos  municipais de assistência social (CMAS); Segurança e Alimentar e Nutricional (COMSEA); Pessoa Idosa (CMDPI); Promoção da Igualdade Racial (COMPIR); Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDDPD); Habitação (CMH); Direitos da Criança e do Adolescente  (CMDCA) e o Conselho Tutelar.

Sobre os conselhos

Tratam-se de espaços públicos de composição plural e paritária entre Estado e sociedade civil, com natureza deliberativa e consultiva, cuja função é formular e controlar a execução das políticas públicas setoriais. Os conselhos são o principal canal de participação popular encontrada nas três instâncias de governo (federal estadual e municipal).

No âmbito municipal, os conselhos são  formados por representantes da Prefeitura e da sociedade civil e contribuem para a definição dos planos de ação da cidade, através de reuniões periódicas e discussões. Cada  grupo atua de maneira diferente, de acordo com a realidade local e com a sua especificação.

SEGOV/ASCOM
PREFEITURA MUNICIPAL DE PARACATU
Mais Trabalho. Novas Realizações.