Prefeitura oferece mais segurança no transporte escolar

#PraCegoVer - Transporte Escolar oferecido pela Prefeitura de Paracatu atende, só na zona rural, 2 mil alunos

Prefeitura oferece mais segurança no transporte escolar

A Prefeitura de Paracatu aperfeiçoou o transporte escolar, atendeu mais alunos com segurança e conseguiu economizar quase R$ 319 mil no orçamento deste serviço, em 2019. Fiscalizações periódicas e o monitoramento das linhas pelos gestores do contrato de transporte possibilitaram o saldo positivo.  

Transporte seguro

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, com a substituição de veículos que estavam em más condições de uso e a implantação de monitorias,  houve melhorias, também, na segurança dos estudantes. 

A entrada e saída dos alunos dos veículos passou a seguir novos procedimentos que minimizam o risco de acidentes. Nenhuma ocorrência grave foi registrada no transporte de alunos em 2019.

Outro fato positivo diz respeito aos horários e tempo de permanência dos estudantes, dentro dos veículos.  Alunos que saíam muito cedo de casa e retornavam muito tarde, agora,  saem mais tarde, voltam mais cedo para o lar.  É o que acontece, por exemplo, com estudantes da Escola M. Raimundo José Santana, na comunidade do João Gomes, onde todas as linhas foram ajustadas com aproximadamente 100 Km/cada.

Evolução 

Até o ano de 2017, todas as linhas eram licitadas individualmente e a Prefeitura celebrava contratos diretos com o prestador. 

A Administração Municipal aderiu, então, a uma ata de preço de outro município e celebrou contrato com  uma cooperativa de transporte. Isso otimizou o controle dos prestadores e monitores. 

Atualmente, quando veículo está em más condições, os fiscais ou a gestora solicita de imediato a substituição,  sem a necessidade de  processo administrativo. Hoje, todos os veículos do transporte escolar possuem rastreadores instalados, o que proporciona o  monitoramento constante das linhas nos quesitos de velocidade, presença em todos os pontos e, ainda, horário de chegada e saída das escolas.  

Gestão

A comunidade escolar (pais, estudantes,  professores, sociedade) pode ajudar na continuidade da gestão eficiente do transporte escolar. Qualquer eventualidade deve ser comunicada à Secretaria de Educação, que permanece atenta às necessidades de mudança de roda e substituição de veículos, dentre outras demandas. 

ASCOM/SEGOV
PREFEITURA DE PARACATU
NOVAS REALIZAÇÕES. MAIS TRABALHO.

VER TODAS NOTÍCIAS

Deixe um Comentário