Casa de Cultura abre mostra sobre Folia de Reis

#PraCegoVer : Galeria da Casa de Cultura é decorada com cores e artigos utilizados na Folia de Reis

Casa de Cultura abre mostra sobre Folia de Reis

Pode ser visitada, diariamente, na Fundação Municipal Casa de Cultura, a Exposição “Folia de Reis: Tradição e Religiosidade”.

A mostra conta com instrumentos utilizados nas folias, trechos de músicas executadas pelos foliões e informativos que foram produzidos ao longo dos anos para contar a história e dar publicidade à tradição.

Para receber a exposição, a Galeria de Artes da Casa de Cultura recebeu decoração com fitas e cores típicas da Folia de Reis.  Toda o material está exposto em bandôs,  uma alegoria característica das folias.

A montagem foi inspirada na tradição preservada tanto na zona rural, como no perímetro urbano. Especialmente nos meses de dezembro e janeiro, grupos percorrem regiões e bairros, a cavalo e/ou a pé, "posando" em propriedades que se dispõem a recebê-los no tradicional giro.

A exposição conta com apoio do grupo de folias da região rural do Nolasco e, ainda, dos bairros Novo Horizonte  e Alvorada.

Segundo a diretora da Fundação  Municipal Casa de Cultura, Graciele Mendes, a exposição que abre a programação anual  é uma forma de valorizar a folia de Paracatu e prestigiar os foliões. “Trata-se de uma manifestação  que faz parte do patrimônio cultural da cidade, bastante apreciada por moradores e turistas. Por isso, deve ser valorizada.”

SERVIÇO:

O que: "Folia de Reis: Tradição e Religiosidade."
Onde: Galeria de Artes da Casa de Cultura
Quando:  A partir de 10/01 - aberto ao público