Prefeitura reúne com Agricultura Familiar

#PraCegoVer - Produtores receberam calendário de atividades da Secretaria de Agricultura

Prefeitura reúne com Agricultura Familiar

A Prefeitura de Paracatu, por meio da  Secretaria Municipal de Agricultura, apresentou, na sexta-feira (24),  a programação de atendimento da pasta para o ano de  2020. A reunião com líderes de associações comunitárias aconteceu na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Paracatu.

Os participantes receberam o cronograma dos trabalhos, informações sobre novos benefícios e,  ainda, obras e eventos que estão sendo preparados para esse ano.   

Também puderam esclarecer dúvidas, como as relacionadas ao programa de preparo do solo para o plantio. Este ano, cada família inscrita no programa de gradagem terá direito a três horas a mais de atendimento.

Outra novidade será o programa de distribuição de pintinhos, que visa  incentivar a produção avícola. A previsão é que cada família inscrita receba 50 aves filhotes. Parte dos produtores já participou, inclusive, de  treinamento sobre criação, manejo e abate destes animais para comercialização.

 O abatedouro de aves e a construção da estrutura que receberá a Feira dos Produtores Rurais também foram assuntos tratados na reunião. A efetiva participação do agricultor nas associações comunitárias rurais e/ou na associação dos produtores, inclusive munidos do  cartão do produtor e demais documentações, é essencial para participar dos projetos.

Segundo o secretário Éverton Luiz da Silva, os cerca de 6 (seis) programas e 11 (onze) atividades  programadas oferecidos pela Prefeitura de Paracatu a pequenos e médios produtores, como a “Silagem”, a “Gradagem” e, ainda, o programa “Planta Bem”, dentre outros, têm ajudado os agricultores a melhorarem suas rendas, com atendimentos e auxílios técnicos gratuitos.

“Mais uma vez  estamos organizando os atendimentos  para que o produtor saiba quando e de forma será atendido. O prefeito sempre nos pede para valorizar, por meio de todo o apoio possível, o médio e pequeno agricultor. E é isso que estávamos fazendo, ao longo destes últimos anos”, declarou. 

O presidente da Associação Comunitária da Região do Silva, Élcio Pires de Oliveira, um dos participantes, avaliou o encontro:  “É de suma importância reuniões, para que tenhamos conhecimento sobre o que vai acontecer durante o ano.  Programas como mais horas de  preparo do solo,  silagem e a distribuição de aves, por exemplo, dentre outros serviços, vieram fortalecer nossa atividade nesta Administração Municipal”, salientou.

Recursos

Para executar os serviços, que são avaliados e monitorados com padrões técnicos e rigor legal,  a Secretaria da Agricultura utiliza recursos do orçamento municipal, dentre outras verbas. O resultado é o fortalecimento da Agricultura e da Pecuária familiares, experimentado pelo município de Paracatu nos últimos anos.

Paracatu Agroshow

Durante a reunião com os líderes das comunidades rurais, o secretário Everton anunciou a realização, no município, da 1ª Paracatu Show. A mostra de tecnologia e serviços agrícolas está programada para acontecer entre julho e agosto, numa parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (SEBRAE), empresas e faculdades da região.

Durante dois dias, produtores, empreendedores e estudantes terão acesso a estandes com informações sobre modernas tecnologias que vem sendo implementadas para aprimorar a atividade no campo, em prol do pequeno, do médio ou do grande produtor.

Estão sendo organizadas, também, palestras e oficinas, para as quais o acesso será gratuito. O evento deverá acorrer durante dois dias, no Parque de Exposição da Coopervap, nos mesmos moldes da já conhecida AgroBrasília, que acontece todos os anos no Entorno do Distrito Federal. A expectativa é que milhares de visitantes do Noroeste Mineiro e, também, de cidades vizinhas, passem pelo evento, cuja programação será divulgada em breve.

ASCOMS/SEGOV
PREFEITURA DE PARCATU
Novas Realizações. Mais

VER TODAS NOTÍCIAS

Deixe um Comentário