Prefeito reforça diálogo com deputados e governo de MG para alterar as regras do Minas Consciente

Anunciado em abril, programa tem baixa adesão dos municípios, que não se sentem representados pelos protocolos

#PraCegoVer Reunião entre o prefeito Olavo Condé, secretária de planejamento e vereadores da sua base de apoio, em seu gabinete

Anunciado em abril, programa tem baixa adesão dos municípios,

que não se sentem representados pelos protocolos

O prefeito de Paracatu, Olavo Condé, se reuniu nesta sexta-feira (17) com seu líder de governo na Câmara, Gilsão do Paracatuzinho (MDB), e demais vereadores da sua base de apoio. O objetivo do encontro, que também contou com a presença da secretária de Planejamento, Hélia Rosa, foi reforçar a necessidade de contatos com suas bases estaduais na Assembleia Legislativa, e também com deputados federais do estado, para que pressionem o governo mineiro a alterar as regras do programa Minas Consciente, que define protocolos para abertura e fechamento do comércio nos municípios.

“Estamos em contato permanente com parlamentares mineiros para avançarmos nesse diálogo com o governo. O Minas Consciente precisa ter uma aplicação mais razoável, de acordo com a realidade de cada município. Somos 853 cidades de naturezas variadas. É necessário que haja um tratamento diferenciado, de acordo com a população de cada cidade e o respectivo potencial de aglomeração,” destacou o prefeito.

Anunciado pelo governador Romeu Zema em abril, o Minas Consciente vem tendo baixa adesão: até agora, apenas 25% dos municípios aderiram ao programa. Diante disso, o governo abriu uma consulta pública, e os municípios podem sugerir alterações até esta quarta-feira (22).

A Associação Mineira dos Municípios (AMM), também participa de negociação com o governo para que o programa represente melhor a realidade do Estado. “Nós não queremos briga judicial, porque o processo seria longo e ineficaz. Por isso estamos buscando o diálogo, com ações práticas e mais rápidas”, afirmou o presidente da entidade, Julvan Lacerda.

Prefeitura de Paracatu

Mais trabalho. Novas realizações.