REFORÇO: Hospital Municipal de Paracatu recebe mais equipamentos para o tratamento da Covid-19

Os 10 ventiladores foram doados pelo Ministério da Saúde

#PraCegoVer - Ventiladores pulmonares no Hospital Municipal de Paracatu

Na noite desta segunda-feira (03), o Hospital Municipal de Paracatu recebeu cinco ventiladores pulmonares de transporte e cinco ventiladores de pedestal. A doação dos equipamentos foi feita pelo Ministério da Saúde, com intervenção da deputada federal Gracy Elias. O valor do investimento foi de R$ 400 mil, sendo R$ 100 mil dos respiradores de transporte (Microtak), e R$ 300 mil dos respiradores de UTI (IX5).

O fisioterapeuta Vinícius Biulchi explica que os equipamentos servem para substituir o pulmão do paciente, que está com déficit de força, com a necessidade de ventilação mecânica invasiva ou não invasiva. Um modelo serve para ficar à beira leito e o outro para o transporte do paciente.  “Os ventiladores ajudam a pessoa a respirar, é a ventilação artificial, com a função pulmonar. O hospital passa a ter mais eficiência no tratamento, tanto profissional, quanto estrutural. Além disso, poderemos atender a uma demanda maior. Esses equipamentos vieram numa boa hora, é muito importante tê-los sobrando e nunca faltando”, diz.

Segundo o superintendente de administração hospitalar do Hospital Municipal, Marcelo Otávio de Andrade, os respiradores trazem mais segurança para a população e para os profissionais de saúde. “São equipamentos, que vão ser utilizados no tratamento de pacientes em estado grave, eles vão ajudar muito. E com a chegada dos ventiladores, podemos ter mais chances de mantê-los em tratamento aqui na cidade, sem a necessidade de transferência para outros municípios”, ressalta.

Estrutura Hospital Municipal

Neste primeiro momento, O Hospital Municipal terá a ampliação de mais cinco leitos. O HM já conta com os monitores, e ainda nesta semana, chegarão bombas de infusão.

Após a aquisição de outros equipamentos, existe a possibilidade de uma nova ampliação, com mais cinco leitos. Se necessário, Paracatu poderá ter 10 leitos de UTI - COVID, para atender os pacientes em situações mais graves e 15 leitos clínicos para os casos moderadas e mais leves.

Atualmente, dos oito leitos de UTI, dois estão ocupados, um deles com paciente da Covid-19.  Outros sete pacientes confirmados com o novo coronavírus estão na área de isolamento, na enfermaria.

Prefeitura de Paracatu
Mais trabalho. Novas realizações.