Paracatu recebe encontro de prefeitos do Noroeste de Minas

#DescriçãoPraCegoVer - Na imagem, participantes do encontro posam para foto oficial

Paracatu recebe encontro de prefeitos do Noroeste de Minas

Com objetivo de orientar os novos gestores no período de 2017 a 2020, aconteceu na manhã desta sexta-feira, 18, no salão de eventos da Loja Maçônica Nova Luz Paracatuense, o Encontro dos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores do noroeste de Minas Gerais. O evento foi uma parceria entre o Consórcio de Saúde e Desenvolvimento dos Vales do Noroeste de Minas (Convales) e da Associação dos Municípios do Noroeste de Minas (Amnor).

Durante a reunião, vários especialistas destacaram os benefícios de se implantar projetos que busquem o desenvolvimento regional. Entre os exemplos apresentados estão, o Projeto Noroeste Empreendedor, que promove a inclusão produtiva e o desenvolvimento sustentável do homem do campo, as ações desenvolvidas pela Convales e os serviços prestados pela Amnor nas áreas administrativa, econômica e social para os 19 municípios que integram a associação.

No evento, o Gerente Regional de Saúde do Noroeste (GRS), com sede em Unaí, Luiz Araújo Ferreira, explicou que o Projeto Noroeste Empreendedor além de fortalecer a agricultura familiar dos municípios que compõem a região noroeste, cria um sistema de comercialização para o escoamento da produção, fortalecendo assim o cooperativismo. Ainda segundo ele, o projeto é uma parceria de sucesso entre a Convales e a Amnor.

Já o Consórcio de Saúde e Desenvolvimento dos Vales do Noroeste de Minas (Convales), é uma instituição que atua em vários municípios mineiros com a finalidade de proporcionar o desenvolvimento regional, nas áreas de gestão em saúde, contratando profissionais e clínicas especializadas por valores abaixo do mercado, no sistema estadual de transporte em saúde, garantindo o acesso aos serviços de saúde através de transporte eficiente e humanizado, e na manutenção da iluminação pública que desde janeiro de 2015 passou a ser de responsabilidade das prefeituras.  

De acordo com a prefeita de Uruana de Minas e atual presidente da Convales, Tânia Menezes Lepesqueur, Paracatu é o maior usuário do consórcio na área da saúde. “Todos os exames laboratoriais que são ofertados no município são realizados pela Convales, garantindo assim uma redução significativa nos gastos com a saúde. Só em 2016, por exemplo, foram realizados mais de 180 mil exames”, explicou a presidente.

Para o prefeito de Urucuia e presidente da Associação dos Municípios do Noroeste de Minas Gerais (Amnor), Geraldo Anchieta, a entidade é referência nacional e contabiliza conquistas que contribuíram para o crescimento e desenvolvimento dos municípios da região. “Temos que buscar a união dos nossos municípios, trabalhando juntos, pois buscamos sempre concretizar os anseios dos 19 municípios que compõem a associação ”, disse o presidente.

Na oportunidade, o prefeito de Paracatu, Olavo Condé, parabenizou os prefeitos e vereadores eleitos e reafirmou a parceria dos municípios que compõem a região do noroeste de Minas. “Com união e trabalho vamos conseguir fazer um excelente mandato, buscando assim recursos junto ao governo estadual e federal para o desenvolvimento de toda região” concluiu.

Participaram do evento os prefeitos, vice-prefeitos e vereadores eleitos dos municípios de Arianos, Bonfinópolis de Minas, Brasilândia de Minas, Cabeceira Grande, Chapada Gaúcha, Dom Bosco, Formoso, Guarda - Mor,  Natalândia, João Pinheiro,  Lagoa Grande, Riachinho, Unaí, Uruana de Minas, Urucuia e Vazante.

VER TODAS NOTÍCIAS

Deixe um Comentário