Maior índice de casos confirmados de Covid-19 em Paracatu está entre jovens.

Jovens são chamados a abraçar a luta contra o novo coronavírus

Maior índice de casos confirmados de Covid-19 em Paracatu está entre jovens.

Você  Sabia:

Os casos de Covid-19 estão crescendo em nossa cidade e o maior índice da doença está entre jovens.  A prática de receber amigos e fazer festinhas em casa aumentou e o risco para você, seus amigos, pais, avós,  irmãos e familiares também. Evite ambientes com  aglomerações. 

A prevenção da Covid-19 passa pelas suas mãos e sua consciência.  Os órgãos de saúde estão trabalhando na prevenção e cura da Covid-19, mas o combate ao novo coronavirus é resposabilidade de todos nós. 

Faça sua parte hoje para ter motivos para festejar depois.  

 

O alerta, que faz parte de nova etapa da campanha de conscientização da Prefeitura de prevenção e combate ao novo coronavírus, foi tema de reuniões entre a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e o Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid-19 (CMEC). Os dados compilados revelam que, dos casos notificados e confirmados no município, a maioria está entre a faixa etária dos 16 aos 40 anos de idade. A maioria, do sexo feminino. Um dos fatores, pode ter relação com as denominadas festinhas particulares, uma vez que diversas atividades e alguns segmentos estão suspensos na cidade, conforme decreto municipal. 

As medidas tomadas pelo município são diariamente debatidas e todas as sugestões são analisadas pelos gestores da saúde em conjunto com os membros que compõem o Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid-19.  Segundo a presidente do comitê, a secretária de planejamento e desenvolvimento econômico, Hélia Rosa, os dados deixam claro, o comprometimento da comunidade precisa ser revisto. “Estamos vivendo em meio a uma pandemia, algo que jamais esperávamos enfrentar por tantos meses. Não sabemos quando a pandemia vai acabar, por isso não descansaremos um minuto sequer para eliminar esse vírus. O momento é de rebobrar os cuidados e respeitar as recomendações de prevenção", afirma a secretária. 

Desde o início da pandemia o setor de saúde, as secretarias municipais e os demais setores da sociedade se uniram nessa luta. Por meio do comitê, as ações têm sido aprimoradas e intensificadas constantemente. Mesmo com o aumento de casos suspeitos e lamentavelmente os óbitos que foram registrados, nenhum atendimento, acompanhamento ou tratamento deixou de ser realizado. 

O secretário municipal de saúde, João Batista, ressalta que apesar do apelo feito pelas autoridades, ainda é comum ver pelas ruas da cidade, pessoas sem máscara e agrupadas. Ele reforça que sem a participação do cidadão, Paracatu corre sério risco de permanecer nos patamares considerados críticos pelo Governo do Estado (Minas Consciente) e, consequentemente, a população, já sacrificada, terá danos ainda maiores.  “É preciso que cada um cuide de si, cumpra as restrições e nos ajude a orientar as pessoas que baixaram à guarda, para fazerem o mesmo, pois somente desta forma venceremos esse inimigo invisível. A prevenção é essencial e os jovens precisam abraçar essa guerra e lutar junto com seus familiares e amigos neste momento crucial do enfrentamento, afirma o secretário.

As campanhas de concientização seguirão e outras medidas para combater o descumprimento das medidas restritivas poderão ser adotadas.

ASCOM/SEGOV

 

 

VER TODAS NOTÍCIAS

Deixe um Comentário