Paracatu adere ao plano Minas Consciente

Comitê Municipal de Enfrentamento da Covid-19 prevê retomada gradual de serviços não essenciais

Paracatu adere ao plano Minas Consciente

#PraCegoVer - Prefeito Olavo Condé e secretários de governo discutem, em reunião, sobre a adesão de Paracatu ao plano Minas Consciente

Na quarta-feira, dia 26, o Comitê Municipal de Enfrentamento da Covid-19 se reuniu, por videoconferência, com o presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM) e também prefeito de Moema, Julvan Lacerda. Na ocasião, o representante das cidades mineiras, que vem estabelecendo um diálogo direto com o governo estadual, expôs a possibilidade da região noroeste de Minas avançar para a Onda Amarela. Isso permitirá a reabertura de serviços não essenciais.

 

Com este cenário em vista, o município de Paracatu decidiu aderir ao plano Minas Consciente. O decreto que trata da adesão foi publicado nesta quinta-feira (27), e prevê o cumprimento de diretrizes como acompanhamento do cenário epidemiológico e o cumprimento de protocolos e regras de postura por parte do município, bem como a orientação da retomada das atividades econômicas e fiscalização. 

 

Em face dos desafios que a pandemia do novo Coronavírus impôs, o município de Paracatu vem buscando, ao mesmo tempo, o fortalecimento do atendimento a saúde e soluções para a manutenção da economia. A presidente do Comitê Municipal e secretária de planejamento e desenvolvimento econômico, Hélia Rosa, sensível à situação de comerciantes da cidade, vem desenvolvendo, junto às secretarias do governo, um plano para a reabertura do comércio.

 

Ainda que a deliberação do Estado seja favorável ao restabelecimento das atividades comerciais não essenciais, a decisão requer atenção e cuidados redobrados para que a região noroeste e toda Minas Gerais continue avançando no combate ao novo coronavírus. O resultado alcançado, por toda região noroeste, é fruto da parceria entre os municípios, e evidencia que Paracatu está no caminho certo.  

 

Durante o encontro virtual, Julvan Lacerda observou a necessidade de duas microrregiões de Minas ter uma presença mais efetiva do governo estadual no sistema de saúde, com investimento em leitos e equipamentos. “O Estado reconheceu que precisa de uma estrutura melhor, de um hospital regional mais robusto, para atender a demanda das regiões noroeste e nordeste”, revela o presidente da AMM.

 

“Desenvolve Minas”

 

Entre outros temas, a reunião debateu o plano “Desenvolve Minas Gerais”, convênio firmado entre Sebrae Minas e Associação Mineira de Municípios (AMM). O projeto, que conta com o apoio do Governo de Minas, tem por objetivo criar estratégias para o desenvolvimento local e fomentar os pequenos negócios por meio de parcerias entre o poder público e a iniciativa privada. 

 

Julvan Lacerda afirma que, o programa foi planejado antes da pandemia, com o intuito de impulsionar os empreendedores, estruturar os que já estão em atividade e levar qualificação de gestão tanto para o setor público como privado. A secretária de planejamento e desenvolvimento econômico, Hélia Rosa, irá avaliar o projeto como auxílio no crescimento de Paracatu. 

 

SEGOV/ASCOM

Prefeitura de Paracatu

Mais trabalho. Novas realizações.

VER TODAS NOTÍCIAS

Deixe um Comentário