Comitê Municipal de Enfrentamento à COVID-19 alerta para contágio entre os mais jovens

Na reunião desta semana, comitê avaliou as medidas de distanciamento social em vigor e apela para a conscientização da população

Comitê Municipal de Enfrentamento à COVID-19 alerta para contágio entre os mais jovens

#ParaCegoVer Membros do Comitê em reunião na terça-feira, dia 08 de setembro

O número de infecções pelo novo coronavírus está crescendo em Paracatu, em especial entre os mais jovens. Por isso é hora de reforçar o distanciamento social, o uso de máscaras e a higienização das mãos. Essa foi a avaliação do Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid, em reunião realizada nesta terça-feira, 08.

O Comitê se reúne semanalmente para avaliar a situação do município diante pandemia causada pelo novo coronavírus.

 

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a contaminação tem crescido entre os mais jovens: de 20 a 40 anos. Isso tem acontecido em razão das aglomerações e da falta de cuidado com o uso correto das máscaras.

 

Na reunião, o secretário de saúde, João Batista, enfatizou que essas práticas transformam os jovens em vetores de transmissão do vírus. Segundo explicou, contaminado, o jovem acaba levando o vírus para dentro de casa, podendo transmitir para parentes mais velhos. “E são as pessoas em idade mais avançada e com doenças pré-existentes as mais suscetíveis às complicações causadas pela Covid-19”, alertou.

 

Na reunião, o comitê avaliou alguns casos de aglomerações ocorridas durante o final de semana. Foi o segundo final de semana na cidade com restaurantes e bares recebendo o público para consumo local. O comitê reforçou o chamado aos donos de estabelecimentos, para que sejam rigorosos quanto ao uso de máscaras e quanto às regras de distanciamento social.

 

O comitê definiu que os serviços de entrega de bebidas poderão atender no balcão até às 22h, e o delivery poderá funcionar até a meia noite. Outra deliberação do comitê foi permitir que os comércios utilizem as calçadas para atender o público, sempre conforme o alvará de funcionamento.

 

Junto com o trabalho de fiscalização que vem sendo feito pela prefeitura, o comitê estará de olhos atentos nos estabelecimentos que reincidirem casos de aglomerações. “O empresariado está sendo parceiro da prefeitura na luta contra a Covid-19. E essa parceria precisa ficar ainda mais forte para enfrentarmos essa doença”, destaca Hélia Rosa, secretária de Planejamento do município.

 

A secretária alerta que, dentro do Programa Minas Consciente, a macrorregião Noroeste de Minas regrediu para a Onda Vermelha. E que, embora a microrregião de Paracatu ainda esteja classificada como amarela, uma nova definição mais restritiva reduziria a atividade comercial apenas ao que é essencial. “Precisamos da união de todos”, concluiu.

VER TODAS NOTÍCIAS

Deixe um Comentário