Novos fiscais recebem treinamento e devem entrar em ação na segunda-feira, 14

Eles vão reforçar as equipes da Prefeitura nas rondas que já estão sendo feitas na cidade contra a Covid-19

Novos fiscais recebem treinamento e devem entrar em ação na segunda-feira, 14

#PraCegoVer: Novos fiscais sentados em auditório, recebendo treinamento para atuar no combate à Covid-19

Esta quinta-feira, 10, foi dia de treinamento para os novos fiscais que vão atuar no combate à Covid-19, em Paracatu. Eles vão reforçar as equipes da Prefeitura nas rondas que já estão sendo feitas na cidade.

Os novos fiscais devem começar a atuar na próxima, segunda-feira, 14. O foco de sua ação será na conscientização da população e no cumprimento das regras que permitem o funcionamento do comércio em tempos de pandemia. A contratação dos fiscais é mais uma medida da cidade no enfrentamento à Covid-19.

Hoje, as equipes de fiscalização estão divididas em três turnos. Elas começam a trabalhar as sete da manhã e só param à meia noite. A atuação das equipes está voltada para a verificação do cumprimento das regras de distanciamento social e do uso correto de máscaras, em especial dentro dos estabelecimentos comerciais.

Um dos coordenadores de fiscalização do município, Capitão Romis Nogueira explica que o treinamento está voltado para que os fiscais conheçam as normas de fiscalização da Covid-19 na cidade. Entre essas normas estão os mais recentes decretos municipais e as regras estabelecidas pelo Minas Consciente, programa do governo do estado ao qual o município aderiu. “Vamos trabalhar também questões ligadas ao Código Penal. Por que os fiscais tem que conhecer a área do Direito para que eles possam trabalhar a contento”, explicou.

Romis pontua que o crescimento da demanda por fiscalização levou a contratação de novos fiscais por meio de edital. Segundo disse, o processo seletivo recebeu a inscrição de 650 pessoas. “Desse total, 20 candidatos foram selecionados dentro dos pré-requisitos para o serviço de fiscalização e de fiscal de postura”, explica.

Fiscalizações em Paracatu

Nas últimas semanas, o município tem intensificado as ações de fiscalização. O objetivo é conscientizar a população de que um aumento no número de casos pode fazer Paracatu regredir para a Onda Vermelha, dentro do Programa Minas Consciente. Caso isso ocorra, restrições ainda maiores seriam impostas ao comércio local, prejudicando a todos.

Outra preocupação do Comitê de Enfrentamento à Covid-19 é a alta taxa de contaminação entre jovens. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, atualmente, a contaminação pelo novo coronavírus está crescendo entre pessoas na faixa etária de 20 a 40 anos. Esse número se explica pela não adoção de medidas sanitárias, como distanciamento social e uso correto de máscara.

Na maior parte das vezes, pessoas mais jovens não desenvolvem a Covid-19, mas são transmissores do vírus. E é aí que o problema fica ainda mais sério, porque os mais jovens acabam levando o novo coronavírus para dentro de casa, infectando pais, tios e avós. Lembrando que pessoas com mais idade e com doenças pré-existentes são mais vulneráveis a ação do vírus.

Prefeitura alerta comerciantes quanto ao risco de novo fechamento do comércio

Paracatu tem grades instaladas em espaços de grande circulação de pessoas