Comitê discute medidas para restringir eventos

Durante a reunião, profissionais da saúde defenderam intensificar a fiscalização

Comitê discute medidas para restringir eventos

O Comitê Municipal de Combate à Covid-19 se reuniu na última terça-feira, dia 1º, com o intuito de debater os protocolos necessários para realização de eventos. A comissão especial recebeu a presença de representantes dos fiscais de postura e profissionais da saúde, além do vice-prefeito eleito, Gabriel Ferrão.

A reunião foi conduzida pela controladora geral do município, Tatiana Cunha. Na ocasião, a enfermeira da vigilância em saúde, Arianne Mendes, destacou a importância de se alinhar o trabalho realizado pelo comitê de saúde com as decisões tomadas pelo conselho executivo de enfrentamento à pandemia.

A coordenadora de enfermagem acredita que, desta maneira, as barreiras de infecção terão mais efetividade. Outro ponto levantado, foi a necessidade de resgatar a fiscalização para o controle de festas. Os agentes de saúde alertam que, embora Paracatu esteja na onda verde, na macro e micro região, é preciso ser rigoroso na fiscalização.

“Estamos na onda verde do Minas Consciente. Não podemos liberar mais que o permitido, mas podemos restringir”, enfatiza Arianne Mendes.

No entanto, durante o debate, o assessor jurídico especial do Comitê da Covid-19, Rosângelo Pereira, ponderou a situação deve ser analisada e discutida com profundidade, para que as decisões sejam mais assertivas. O jurista defende que as medidas de restrição devem ser tomadas a partir do embasamento legal.

Ainda sobre o tema, os participantes discutiram diretrizes que abarcam a diversidade de eventos, com o objetivo de produzir um protocolo único e amplo.

Ao final da reunião, o vice-prefeito eleito, Gabriel Ferrão, avaliou como positivo o trabalho realizado pelo comitê municipal. “Vivemos uma situação atípica. Esta pandemia pegou a todos de surpresa. O trabalho que vem sendo feito é de extrema importância para assegurar vidas e, ao mesmo tempo, fomentar o crescimento da cidade. Iremos avaliar o que foi realizado, dar continuidade e aprimorar as ações de enfrentamento à Covid-19”, afirma.

Prefeitura de Paracatu

Mais Trabalho. Novas Realizações.