Prefeitura de Paracatu aposta em campanha de educação e conscientização contra Covid-19

No primeiro mês de gestão, administração municipal atuou para ampliar o diálogo com a sociedade, construindo um plano de ação voltado para a conscientização da população

#PraTodosVerem - arte com fundo verde com os dizeres: Ações de combate ao Coronavírus nos primeiros 30 dias de governo

Encerrado o primeiro mês da gestão Igor Santos à frente da Prefeitura de Paracatu, é preciso olhar para as ações adotadas no enfrentamento ao novo coronavírus. Neste primeiro mês de intenso trabalho, a maior parte das ações foi de planejamento e organização interna. Além disso, em linhas gerais, as iniciativas da administração municipal visaram a conscientização da população nas ações de enfrentamento à Covid-19.

A primeira medida no sentido de conscientização da população sobre os riscos trazidos pela pandemia foi a reformulação do Boletim Oficial Covid-19. No novo formato, o cidadão é informado diariamente sobre a taxa de ocupação dos leitos de enfermaria e de UTI em razão da doença. O informativo também traz o número de casos confirmados nas últimas 24 horas.

Veja mais clicando aqui

Esses boletins diários são publicados no site da prefeitura e encaminhados para os veículos de imprensa local, em especial às rádios, que repercutem as informações. Deste modo, os números oficiais da Covid-19 em Paracatu são levados à toda população.

Outra iniciativa da Secretaria de Saúde foi a articulação da Sala de Monitoramento Covid-19, com a produção semanal de um relatório com os dados consolidados da pandemia em Paracatu. Este relatório, também publicado no site da prefeitura, permite visualizar o comportamento do novo coronavírus na cidade.

Veja mais detalhes clicando aqui

Uma das ações de organização interna está a reestruturação do Comitê de Enfrentamento à Covid-19 e do Comitê de Saúde. Foram destes dois comitês que saíram algumas das principais ações e propostas adotadas ao longo deste mês.

Entre essas ações adotadas, a mais importante foi o início da Campanha de Vacinação contra a Covid-19. Iniciada em 19 de janeiro, após recebimento das 1536 doses do imunizante vindos da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Unaí. Do início da vacinação até sexta-feira (29), Paracatu havia aplicado a primeira dose da vacina em 759 pessoas, lembrando que este imunizante é aplicado em duas doses.

Veja mais clicando aqui.

Um novo lote de vacinas deve chegar na cidade na segunda-feira (01). Vale destacar que o recebimento de novas doses depende do envio realizado pelo Ministério da Saúde à Secretaria do Estado de Saúde, que as encaminha para os municípios. Além disso, a prefeitura, numa parceria com o Instituto Federal do Triângulo Minieiro (IFTM), lançou o site Sismode, para a realização de um pré-cadastro da população e organizar a vacinação na cidade.

Veja mais detalhes clicando aqui.

Em 20 de janeiro, no dia seguinte ao início da Campanha de Vacinação, o secretário de Saúde fez uma live no canal oficial da prefeitura no YouTube, explicando o Plano de Vacinação do município.

Veja mais detalhes clicando aqui

Veja a live no YouTube clicando aqui.

Outra iniciativa importante foi a reunião com alguns representantes de comércios de Paracatu. Na reunião, realizada em 27 de janeiro, conversou-se sobre o funcionamento das atividades econômicas e a necessidade do distanciamento social para conter a disseminação do novo coronavírus. A reunião estabeleceu um canal de diálogo entre este importante segmento econômico do município e a administração municipal.

Veja mais clicando aqui

Uma outra importante iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, está capacitação dos fiscais de postura. Realizado em 29 de janeiro, o treinamento teve o intuito de repassar as novas orientações aos profissionais que têm o papel de conscientizar a população a respeito da pandemia e também de fiscalizar os estabelecimentos comerciais.

A Secretaria de Saúde, além disso, está construindo um Centro de Atendimento da Covid-19, no Hospital Municipal. Com este centro, os pacientes de Covid-19 terão uma entrada exclusiva para atendimento, evitando possíveis contaminações dentro do Hospital Municipal.

Campanha de conscientização

A essas ações se somará a realização de uma campanha de conscientização sobre a importância de se manter o distanciamento social, o uso correto de máscaras e a higiene permanente das mãos.

A campanha contará com vídeos e artes para as redes sociais, instalação de outdoors, conteúdos para as rádios. “A intenção é trabalhar a educação da população, para que o cidadão se conscientize de que ele faz parte desta luta”, explica Altanir Nunes Santos Junior, assessor de comunicação da Prefeitura e idealizador do projeto.

*Em resposta a Recomendação Administrativa - Saúde Nº 01/2021

Paracatu, um novo tempo para todos