Prefeitura de Paracatu aguarda determinações estaduais para orientar população sobre permanência ou não na Onda Roxa

A notícia da Onda Roxa para todo o Estado surpreendeu a administração municipal de Paracatu, que já preparava a cidade para o avanço à Onda Vermelha

Prefeitura de Paracatu aguarda determinações estaduais para orientar população sobre permanência ou não na Onda Roxa

#ParaTodosVerem - imagem de Paracatu vista de cima

Na noite de segunda-feira (15), o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, anunciou que todas as regiões do estado ingressariam na Onda Roxa do programa Minas Consciente. A notícia surpreendeu a administração municipal de Paracatu, que já preparava a cidade para o avanço à Onda Vermelha.

 

A decisão de avançar para a Onda Vermelha chegou a ser anunciada aos comerciantes da cidade e estava alinhada com a Secretaria de Estado de Saúde (SES). O prefeito Igor Santos divulgou que a cidade avançaria para a onda menos restritiva, em entrevista a uma rádio local. Contudo, a decisão está suspensa enquanto o governo do estado oficializa ou não via Decreto a Onda Roxa para todo território mineiro.

 

Paracatu tem enfrentado o pior momento da pandemia, desde o início das infecções por covid-19 na cidade. Desde a metade do mês de fevereiro, próximo às datas do carnaval, a cidade luta para reduzir o número de casos de Covid-19.

 

O aumento no número de casos reflete diretamente na taxa de ocupação dos leitos hospitalares para tratamento de covid-19. Desde 4 de março, a taxa de ocupação dos leitos de UTI está em 100%, e desde o 8 de março os leitos de enfermaria estão funcionando com taxa acima de 100%.

 

Isso porque a administração municipal tem atuado para aumentar o número de leitos de UTI e de enfermaria. Ainda assim, a alta taxa de disseminação do novo coronavírus tem feito crescer o número de casos, o que satura o sistema de atendimento hospitalar da cidade.

 

Para a administração municipal a situação está crítica e é preciso a união de todos para a contenção da disseminação do novo coronavírus. A prefeitura pede que os cidadãos permaneçam em casa o maior tempo possível e só saiam em caso de extrema necessidade. Além disso, a administração orienta que quando sair de casa, o cidadão use máscara o tempo todo e higienize as mãos várias vezes ao dia.

 

Assessoria de Comunicação

Um Novo Tempo Para Todos

VER TODAS NOTÍCIAS

Deixe um Comentário