Paracatu atualiza protocolo de serviços póstumos

Protocolo atualizado já foi apresentado às funerárias da cidade, Hospital Municipal também se adequa a novo fluxo de serviço funerário e de sepultamento

Paracatu atualiza protocolo de serviços póstumos

#ParaTodosVerem - capa do protocolo de serviços póstumos

A Coordenação de Vigilância Sanitária de Paracatu atualizou os protocolos de serviço funerário e de sepultamento. A atualização foi necessária diante da criação da Onda Roxa, pelo governo do Estado. A atualização foi aprovada pelo Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid-19 em 25 de março.

A atualização do protocolo já foi apresentada às funerárias do município. Além disso, foram feitas as atualizações junto ao Hospital Municipal, criando um fluxograma para alinhamento do serviço funerário e serviço de sepultamento.

O treinamento junto às funerárias foi ministrado pelo coordenador de Vigilância Sanitária, Gustavo Pires de Castro. Janise Ferreira Lima, referência técnica em Vigilância em Saúde, também ministrou o treinamento.

Realizado na manhã de 30 de março, o treinamento contou com as funerárias São João, São Pedro e Pax Aliança. “Nosso objetivo com o treinamento foi a adaptação dos protocolos funerários à Onda Roxa. Desse modo, estamos atuando para conter a disseminação do vírus, evitando aglomerações”, disse Gustavo Pires.

Entre as mudanças, está a proibição de realização de velórios durante a Onda Roxa. Essas cerimônias só podem acontecer nas demais Ondas do Minas Consciente, sempre respeitando as normas de distanciamento social impostas pelo programa.

Um Novo Tempo Para Todos