ALIMENTAÇÃO ESCOLAR: Estudantes de Paracatu recebem quarta remessa do kit alimentar

Por mês, uma média de 1200 famílias são beneficiadas

ALIMENTAÇÃO ESCOLAR: Estudantes de Paracatu recebem quarta remessa do kit alimentar

Desde o início do ano letivo, mesmo com as aulas remotas, os estudantes da rede municipal de ensino de Paracatu estão recebendo o “Kit Alimentação Escolar”. Nesta semana, começou a entrega da quarta remessa, uma média de 1.200 kits reforçam a nutrição das  famílias de mais de 4 mil alunos, que estão em vulnerabilidade, neste momento de pandemia.  

 

Os kits estão sendo entregues conforme a lei 13.987, que autorizou em caráter excepcional, durante o período de suspensão das aulas, a distribuição de gêneros alimentícios, adquiridos com recursos do Programa Nacional  de Alimentação Escolar (PNAE), aos pais ou responsáveis dos estudantes das escolas públicas de educação básica. 

 

A secretária de educação de Paracatu, Neide Batista, explica que neste ano, a prefeitura, por meio do decreto 5.901, ampliou a abrangência de famílias aptas ao recebimento do kit, que antes beneficiava apenas as famílias em “extrema pobreza” (com renda per capita de até R$89) e foi alterado para famílias em situação de “pobreza” (com renda per capita de até R$178). “Com o novo decreto, garantimos a ampliação do número de assistidos, mas,  as famílias devem estar inseridas no Cadastro Único e os alunos regularmente matriculados nas escolas da rede municipal de ensino. Estamos muito felizes, pois sabemos que esta é uma ajuda muito significativa, neste momento de pandemia, e o nosso kit tem um grande diferencial, pois, atende a uma família com quatro pessoas, durante 30 dias”.


Kit Alimentação Escolar

 

O kit tem uma média de 17 kg. Entre os itens, tem arroz, feijão, bolacha, leite, sal, macarrão, fermento em pó, extrato de tomate, achocolatado, polpa de fruta e frango. Além de alguns produtos da agricultura familiar, como abóbora e farinha de mandioca.  A nutricionista da secretaria municipal de educação, Cristiane Melo, explica que existe todo um cuidado para compor o kit alimentação e alcançar todos os grupos alimentares, como carboidratos, proteínas, lipídios, vitaminas, minerais.  “A criança está em fase de crescimento, está fazendo as atividades educacionais dentro de casa e para ter um pleno desenvolvimento, ela precisa de todo o aporte nutricional”. 



Entrega

A entrega é feita em todas as escolas da rede municipal de ensino. A equipe da Secretaria Municipal de Educação tem organizado toda uma logística para evitar aglomerações, conforme recomendações das autoridades de saúde, o uso da máscara é obrigatório. É importante que os pais ou responsáveis dos alunos levem os documentos pessoais.

 

Hoje (28), no Pré-Escolar Paulo Cleber Ulhôa, no bairro Paracatuzinho, Dona Maria das Graças Dantas buscou o kit da neta Maria Alice, de quatro anos , que está regularmente matriculada. Segundo ela, a ajuda veio em boa hora. “A minha filha não pode trabalhar, só o esposo trabalha e ganha um salário baixo. O kit é ótimo, só temos a agradecer”. 

 

 

Com a sensação de alívio,  Poliana Miranda, mãe da Sofia, de quatro anos, também retirou o kit alimentação hoje. Segundo ela, o momento é de muitas incertezas e conseguir emprego não está fácil. “Somos quatro pessoas na minha casa, e este kit vai nos alimentar por um mês”. 



VER TODAS NOTÍCIAS

Deixe um Comentário