DESENVOLVIMENTO: Prefeitura de Paracatu disponibiliza “Banco de Talentos” para contratação em larga escala

Com inauguração marcada para junho, o Supermercado ABC gera 203 empregos diretos

DESENVOLVIMENTO: Prefeitura de Paracatu disponibiliza “Banco de Talentos” para contratação em larga escala

O Supermercado ABC de Paracatu está sendo construído na Rua Euridamas Avelino de Barros, no bairro Prado, numa área de 7.000 m². A previsão de inauguração é na primeira quinzena de junho. A empresa realizou processo seletivo para a contratação de 203 pessoas, 36 já foram admitidas e estão em treinamento na sede de João Pinheiro. Até o dia 12/05, 100 pessoas serão contratadas e o restante entre os dias 17 e 24/05. 

 

Entre os admitidos, o Supermercado ABC terá 46 operadores de caixa, 44 repositores, 05 açougueiros, 04 auxiliares de açougue, 15 balconistas de frios, 21 balconistas de horti, 05 auxiliares de padaria, 05 auxiliares de depósito, 03 conferentes, 04 operadores de empilhadeira, 14 fiscais, 02 estoquistas, 02 operadores de micro, 07 embaladores, 07 auxiliares de serviços gerais, 01 locutor, 7 vendedores, 08 encarregados da equipe de liderança, 02 subgerentes e 01 gerente. 

O processo seletivo foi realizado em parceria com a secretaria municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, por meio do projeto Banco de Talentos. “O ABC já estava em processo de instalação na cidade e fizemos o contato para oferecer auxílio nesta implantação,  por isso oferecemos o nosso cadastro de pessoas que buscam uma colocação no mercado de trabalho e deu certo”, declara o secretário da Seplade, Ailson Rodrigues. 

 

Ainda de acordo com Ailson, a economia de Paracatu está em movimento. “Neste momento, com a construção do ABC, já temos pessoas empregadas, mesmo que indiretamente. O governo municipal pretende atrair empresas para o município, cuidar das que já estão instaladas aqui e assim a cidade se desenvolve num todo. Se uma empresa como o ABC teve interesse em vir para Paracatu é porque ele viu um potencial, viu boas perspectivas, é nossa função acolher essas empresas e oferecer todo o apoio”, conclui.


Lara Eustáquio Gonçalves, analista de expansão do ABC, explica que o banco de talentos da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico de Paracatu foi um grande diferencial. “O perfil dos candidatos tem nos surpreendido, são pessoas qualificadas e já temos um feedback positivo dos que já estão em treinamento. Temos boas expectativas de que este engajamento, tanto da prefeitura, quanto dos contratados,  vai agregar muito na nossa empresa”, disse.  

 

Matheus Guimarães está bastante otimista com o novo emprego. Ele estava desempregado há 45 dias e foi selecionado para a vaga de encarregado de alimentos do supermercado e está em treinamento, na sede do supermercado em João Pinheiro. “Esta é uma nova oportunidade de conquistar o meu espaço no mercado de trabalho novamente”.

 

Supermercado ABC

Presente em 31 cidades de Minas Gerais, o ABC Supermercados e Hipermercados, atende a milhões de mineiros e brasileiros. A empresa gera mais de 6.000 empregos diretos e 8.000 indiretos. Dentre os funcionários, estão jovens aprendizes, pessoas com deficiência e profissionais da melhor idade.

 

 

Banco de Talentos 

A utilização do Banco de Talentos no processo seletivo do ABC está sendo um piloto e deu muito certo, conforme depoimento da analista de expansão da empresa, Lara Eustáquio. 

 

O Banco de Talentos da Prefeitura de Paracatu tem como objetivo auxiliar as empresas tanto na contratação, quanto na retenção de pessoas para futuras vagas, e da mesma forma  triar os cidadãos que procuram um emprego ou necessitam de uma oportunidade para a inserção no mercado de trabalho. 

 

O projeto Banco de Talentos ainda está em fase de implantação e será uma plataforma inserida no próprio site da prefeitura. Hoje, os cadastros estão sendo feitos de forma manual e presencial, obedecendo todos os protocolos de segurança. 

 

Além de auxiliar na contração de pessoas, o BT atuará na capacitação. As vagas de empregos existem e muitas vezes faltam pessoas qualificadas para ocupá-las. Por isso a necessidade de enriquecer o currículo dos cidadãos paracatuenses, com cursos administrativos e outros mais específicos como formação de Quitandeiras(os); curso de formação em turismo; Curso de Estética; Curso em culinária regional para restaurantes.

 

Com a implantação do sistema Banco de Talentos, a prefeitura tem também a ideia de ajudar os candidatos a tirarem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), pois este é um requisito muito importante para conseguir um emprego. 

 

O cadastro do Banco de Talentos continuará a ser utilizado pelo ABC e todas as empresas de Paracatu, que tiverem interesse. Para outras informações, os interessados devem ligar para a Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico  3679-0300 Ramal 0443.

 

 Assessoria de Comunicação
Um Novo Tempo Para Todos

VER TODAS NOTÍCIAS

Deixe um Comentário