Paracatu segue orientação da Anvisa e suspende vacinação de AstraZeneca em gestantes e puérperas

Aplicação de imunizante em gestantes com comorbidades começaria dia 12. Os demais públicos pertencentes ao grupo prioritário receberão 1ª dose normalmente

#ParaTodosVerem - Mulher gestante

A Secretaria Municipal de Saúde suspendeu a aplicação da vacina AstraZeneca em gestantes e puérperas. A decisão ocorre por recomendação a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que indicou a pausa imediata do uso da vacina AstraZeneca/ Fiocruz neste público.

A recomendação da agência foi feita em 10 de maio, e constará em Nota Técnica a ser emitida pela própria Anvisa. Em seu site, a agência informa que o Plano Nacional de Imunização (PNI) deve seguir a bula do fabricante do imunizante, que não recomenda a aplicação em gestantes e puérperas.

Ainda segundo o site, esta “orientação é resultado do monitoramento de eventos adversos feito de forma constante sobre as vacinas Covid em uso no país.”

Na noite de 11 de maio, a Secretaria de Estado de Saúde, de Minas Gerais, divulgou um ofício reforçando a suspenção da imunização de puérperas com AstraZeneca.

Como fica a vacinação em Paracatu

Por ora, a vacinação das gestantes com comorbidades e puérperas está suspensa. A vacinação deste grupo começaria em 12 de maio, porém, o imunizante AstraZeneca foi o único enviado até o momento para esta etapa da campanha.

A aplicação da primeira dose nos demais públicos pertencentes ao grupo prioritário está acontecendo normalmente. Em 12 e 13 de maio, receberam a primeira dose:

- Pessoas com Síndrome de Down, a partir de 18 anos;

- Os portadores de doença renal crônica, que fazem diálise, a partir de 18 anos;

- Pessoas com deficiência Permanente inscritas no Benefício de Prestação Continuada, entre 55 e 59 anos;

A vacinação acontece em dois pontos da cidade:

Centro de Hemodiálise, Avenida Bias Fortes nº 385, Bandeirantes.

PSF - Vila Mariana, Rua Eliseu Oswaldo Macedo, 600, Vila Mariana.

A aplicação do imunizante começa às 8h30 e vai até 12h.

A Secretaria Municipal de Saúde pede que a população fique atenta às redes sociais e ao site da prefeitura. Quando houver mais informações sobre o recebimento de doses de outros imunizantes recomendados a gestantes informaremos por estes canais.

Um Novo Tempo Para Todos