2 de junho: Entenda as próximas etapas da vacinação contra a Covid-19

Ministério inclui trabalhadores da educação no próximo grupo a ser vacinado. População de 18 a 59 anos sem comorbidades será vacinada na etapa seguinte

2 de junho: Entenda as próximas etapas da vacinação contra a Covid-19

#ParaTodosVerem - Frascos com vacina contra Covid-19

Paracatu, 2 de junho de 2021

Com o avanço da vacinação do público entre 18 e 59 anos com comorbidades, com perspectiva de finalização no mês de junho, o Ministério da Saúde prepara as próximas etapas da vacinação contra a Covid-19.

Na Nota Técnica 717/2021, divulgada em 28 de maio, o Ministério da Saúde informou a inclusão dos trabalhadores da educação no próximo grupo a ser vacinado contra a Covid-19.

De acordo com o documento, a vacinação dos trabalhadores da educação acontecerá junto à da população dos Grupos 14 a 17 do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19. Confira as populações dos respectivos grupos abaixo.

Segundo a Nota Técnica, a vacinação dos trabalhadores em educação terá a seguinte ordem de prioridade: creches, pré-escolas, ensino fundamental, ensino médio, profissionalizante, educação de jovens e adultos e trabalhadores da educação do ensino superior.

Vacinação da população geral, de 18 a 59 anos

Após a finalização da vacinação dos profissionais de educação e da população dos Grupos 14 a 17, serão vacinados os trabalhadores dos serviços essenciais. Nesta etapa, sempre segundo o documento, também será vacinada a população geral, de 18 a 59 anos.

A vacinação da população geral, de 18 a 59 anos, será de forma escalonada e por faixas etárias decrescentes, “até o atendimento total da população brasileira acima dos 18 anos”, segundo o Ministério.

Avanço da vacinação depende do envio de vacinas

A Secretaria Municipal de Saúde informa que o início da vacinação destes grupos ainda não tem data definida e que aguarda o recebimento de doses para iniciar a vacinação deles.

A pasta explica que o Ministério envia as doses de imunizantes para Minas Gerais, que por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES) as distribui para as Gerências Regionais de Saúde (GRS). Então, as GRS entregam as vacinas aos municípios. Quando as doses chegam nas cidades, elas já têm a sua destinação definida.

Confira as populações dos Grupos 14 a 17

Grupo 14: pessoas com comorbidades e gestantes e puérperas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente cadastradas no BPC;

Grupo 15: Pessoas com deficiência permanente sem cadastro no BPC;

Grupo 16: Pessoas em situação de rua de 18 a 59 anos;

Grupo 17: Funcionários do Sistema de Privação de Liberdade e população Privada de liberdade.

Um Novo Tempo Para Todos