Prefeitura de Paracatu promove projetos na semana do Meio Ambiente

Objetivo é estimular a preservação dos ecossistemas locais, recuperação de áreas degradadas e sensibilização da importância do saneamento básico da cidade

Prefeitura de Paracatu promove projetos na semana do Meio Ambiente

Prefeito Igor Santos em visita ao Aterro Sanitário Municipal

O Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 5 de junho, após conferência na Organização das Nações Unidas (ONU) em 1972, realizada em Estocolmo, foi instituído com o propósito de sensibilizar a todos pela preservação do planeta. Desde então, chefes de estados e lideranças em todo mundo vêm discutindo propostas e ações para a construção de modelos sustentáveis. 

 

Situada dentro de um bioma rico, o Cerrado, Paracatu vem desenvolvendo, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, iniciativas para a conservação da sua biodiversidade. Entre os dias 6 e 11 de junho, em função da semana do Meio Ambiente, projetos começaram a ganhar vida.

 

Na última segunda-feira (7), o prefeito Igor Santos visitou as instalações do  Instituto Estadual de Florestas (IEF) e assinou o termo de cooperação mútua. A prefeitura de Paracatu irá ceder dois funcionários, instalar sistema de alarme e monitoramento e disponibilizar acesso à internet. O acordo tem por objetivo a implementação de ações conjuntas que assegurem a manutenção e equilíbrio ecológico, a preservação do meio ambiente e uso sustentável dos ecossistemas. 

 

Com isto, o município pretende promover a educação ambiental, além de produzir e disponibilizar mudas nativas para a recuperação de áreas degradadas, proteção de nascentes de água, enriquecimento de áreas antropizadas e embelezamento da área urbana. 

 

Na sequência das atividades, na terça-feira (8), foi entregue aos paracatuenses, simbolicamente, o Parque Municipal Santuário dos Buritis. Na ocasião, várias mudas de buritis foram plantadas. O plantio da espécie nativa representa a valorização do patrimônio natural.

 

A agenda comemorativa também incluiu uma pauta urgente dos moradores de Paracatu. Há anos vem se arrastando o problema de abastecimento de água na cidade. E o poder executivo municipal vem tratando o assunto com a seriedade e atenção que merece. Na quarta-feira (9), o prefeito Igor Santos, o secretário de Meio Ambiente, Denys Santiago, e vereadores, realizaram visita à Estação de Tratamento de Água (ETA) da Copasa, com o intuito de  acompanhar o andamento do projeto que irá sanar a questão. 

 

O principal compromisso da companhia de saneamento básico é a construção do piscinão, que já está em fase de pré execução. Com a obra, a água do ribeirão Santa Izabel será captada no período de cheia e irá abastecer a cidade durante a estiagem. O reservatório terá capacidade de 700 mil metros cúbicos e ocupará 600 mil metros quadrados. 

 

Na quinta-feira (10), foi a vez de acompanhar os trabalhos realizados pelo Aterro Sanitário Municipal, que recebeu pontuação alta na última auditoria contratada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. A partir do laudo técnico, o aterro foi avaliado como modelo em toda Minas Gerais. 

 

Para encerrar as comemorações da Semana do Meio Ambiente, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente realizou, no Centro Administrativo, na sexta-feira (11), a entrega de mudas nativas aos servidores públicos e a toda população. A Prefeitura de Paracatu selou, também, parceria com a Faculdade do Noroeste de Minas Gerais (FINOM) e Centro Universitário Atenas, com o intuito de promover a educação ambiental dos alunos. 

 

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

Um novo tempo para todos
Prefeitura de Paracatu

 

 

VER TODAS NOTÍCIAS

Deixe um Comentário