Casa de Cultura comemora 28 anos de história

A fundação é um marco na preservação da cultura paracatuense

Casa de Cultura comemora 28 anos de história

A Casa de Cultura celebra 28 anos de história, tradição e propagação da cultura paracatuense. A instituição foi inaugurada em outubro de 1988. Mas, só em 29 de junho de 1993 foi criada a Fundação Municipal Casa de Cultura Maria Conceição Adjuto Botelho, instituição que engloba a Biblioteca, o Arquivo Público, o Museu Histórico Municipal e o Museu do Bordado.

 

Sendo um dos casarões mais bem conservados do estado, as instalações possuem arquitetura do Período Imperial, construída por Domingos Pimentel de Ulhôa, entre 1854 e 1857, originalmente para fins de moradia de sua família. A localização da fundação está em meio ao núcleo histórico do município, área tombada nacionalmente como patrimônio histórico e cultural.  

 

Atualmente, a instituição está sendo coordenada por Igor Faria Ulhoa, gestor que irá ampliar a atuação da fundação. Em sua nova fase, a Casa de Cultura pretende romper as barreiras do espaço físico e alcançar as comunidades do município, implantando novos projetos e valorizando ainda mais a cultura local.

 

Hoje, o espaço é destinado à organização de eventos artísticos e oficiais, cursos de artes (pintura, bordados, tear, música, teatro), difusão das manifestações culturais, exposições, lojinha de artesanato e projetos culturais.  Além disso, a Casa é aberta aos fins de semana e feriados para a visitação de turistas.

 

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

Um Novo Tempo Para Todos

 

VER TODAS NOTÍCIAS

Deixe um Comentário