Prefeitura de Paracatu promove subsídio para pequenos produtores rurais

Programa Planta Bem irá distribuir calcário para agricultores do município

Prefeitura de Paracatu promove subsídio para pequenos produtores rurais

A Prefeitura de Paracatu, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, promoverá o Programa Paracatu Planta Bem Distribuição de Calcário a partir desta segunda-feira (23). O projeto tem por objetivo oferecer aos pequenos produtores rurais condições favoráveis e redução de custos dentro da produção agrícola.

Com o fornecimento de calcário com custos reduzidos e ao subsidiar o transporte desse insumo aos produtores rurais, a agricultura familiar, setor importante da economia local, ganha ainda mais força.

Ao todo, serão disponibilizados a quantidade de até 50 toneladas de calcário para cada produtor. É preciso, no entanto, atender os pré-requisitos do programa, que são: ter vínculo na associação rural na qual reside e estar devidamente associado, realizar análise de solo (sendo fornecida gratuitamente pela secretaria), interpretação e recomendação, possuir cartão de produtor rural e ter a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) ativa.

A distribuição será realizada conforme a possibilidade do transporte ser subsidiado pela prefeitura e de acordo com a quantidade de calcário adquirida.

O produtor cadastrado, dentro dos pré-requisitos estipulados, deverá solicitar, junto à Secretaria de Agricultura, a ficha para aquisição de até 50 toneladas de calcário. De posse da ficha, o produtor será encaminhado para o pagamento do calcário com preço reduzido.

As fichas de até 13 toneladas serão recolhidas pela Secretaria de Agricultura e distribuídas para caminhões licitados para que os mesmos possam fazer o carregamento e entrega do calcário ao produtor apenas ao custo do óleo diesel.

Um novo tempo para todos
Prefeitura de Paracatu