Prefeitura de Paracatu promoveu 1º Encontro de Agronegócio

O evento, que reuniu empresários do agronegócio, teve por objetivo discutir ideias para fomento do setor no município

Prefeitura de Paracatu promoveu 1º Encontro de Agronegócio

O agronegócio cresceu 24,3% no ano de 2020 e sua participação no Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil passou para 26,6%, revelam os dados da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). Ciente desta potência, a Prefeitura de Paracatu realizou o I Encontro de Agronegócio de Paracatu - Café com Agro.

 

O evento, organizado pelas secretarias de Planejamento e Desenvolvimento Econômico e de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que ocorreu nesta quarta-feira (1º), no auditório do Centro Administrativo, promoveu o encontro de empreendedores do ramo do agronegócio. O objetivo foi discutir ações e projetos para o desenvolvimento do setor no município.

 

Na ocasião, empresários do agronegócio, em reunião com lideranças da Prefeitura de Paracatu, apresentaram os gargalos enfrentados na produção agrícola, comercialização e logística. A conversa teve o propósito de traçar um diagnóstico dos problemas enfrentados e criar uma rede de negócios, que irá permitir mais investimentos, atração de empresas, aprimoramento dos serviços e qualificação da mão de obra, e apoio ao armazenamento e escoamento da produção. 

 

Entre os assuntos que foram apresentados está o desenvolvimento e diversificação da economia para superação do fim da atividade mineradora. O tema minério-dependência, que diz respeito à sujeição da economia de um município ou região à extração de minerais, vem sendo largamente discutido por lideranças políticas e economistas, sobretudo em Minas Gerais. 

 

Mais investimentos

 

Em Paracatu esta preocupação também se faz presente e o executivo municipal quer promover outros setores da economia no município. Como forma de incentivar o agronegócio, o executivo municipal vem construindo e desenvolvendo ações para facilitar os escoamento da produção. Um exemplo disto é a pavimentação da rodovia Entre Ribeiros. 

 

Vale ressaltar que o Grupo DWG anunciou, em maio deste ano, investimento de R$ 70 milhões para a construção de um complexo voltado para o agronegócio na cidade, que irá contemplar uma estrutura para armazenamento de grãos, posto de combustível, restaurante e um distrito industrial. 

 

O debate suscitado pelo I Encontro de Agronegócio de Paracatu - Café com Agro irá fomentar iniciativas e investimentos no setor, bem como buscar sanar os problemas emergenciais enfrentados na produção agrícola e na sua comercialização. 

 

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
Um novo tempo para todos

Prefeitura de Paracatu





VER TODAS NOTÍCIAS

Deixe um Comentário