Prefeitura auxilia agricultores na regularização da produção

Equipe técnica da Secretaria de Agropecuária repassou orientações para adequação ao Serviço de Inspeção Municipal (SIM)

Prefeitura auxilia agricultores na regularização da produção

Na tarde de quarta-feira (29), a equipe da Secretaria Municipal de Agropecuária e Abastecimento se reuniu com pequenos produtores rurais, no auditório do Centro Administrativo, com o intuito de repassar informações para regularização junto ao Serviço de Inspeção Municipal (SIM). Na prática, a submissão ao órgão traz benefícios como comercialização de produtos de origem animal de forma legalizada, emprego e renda, valor agregado ao produto local e recurso para o município. 

O encontro foi conduzido pela médica veterinária Juliana Ferreira Melo, que explicou cada etapa do processo de regularização da produção. O SIM, ressaltou a profissional, realiza a inspeção e fiscalização dos produtos de origem animal e expede autorização para realizar o comércio dentro do município de origem.

Juliana ainda destacou a importância do serviço regulador na prevenção e redução de doenças decorrentes de transmissão por alimentos. Para isso, é necessário construir ou adequar o local de produção conforme a orientação de um técnico, além de atender outros controles de qualidade, realizar exames da água de abastecimento e apresentar atestado de saúde dos funcionários. 

“É importante trabalhar com boas práticas de produção e de higiene, bem como criar um ambiente adequado para o armazenamento dos produtos. Dessa forma, haverá uma segurança maior no processo e comercialização do produto. Isso traz ajuda a prevenir as doenças por contaminação de alimentos”, explica a especialista. 

As etapas para regularização ainda incluem a solicitação de Licença Ambiental e Licença de Construção, a retirada de Alvará de Licença e Funcionamento na prefeitura, Alvará Sanitário (expedido pela Vigilância Sanitária), e, também, o cadastramento do produto, composição e fluxograma de produção. Por fim, é realizada uma vistoria pelo Serviço de Inspeção Municipal de Paracatu. Sendo aprovada, haverá a liberação de Certificado de Registro com o número do SIM.

O diretor do Departamento de Agropecuária e Abastecimento, Caio Silva Quirino, aproveitou o momento para se prontificar a auxiliar cada pequeno produtor rural e dar atenção personalizada a cada caso. “Nós queremos incentivar a produção com segurança. A intenção, aqui hoje, não é burocratizar e, sim, levar informação a todos”, afirma. 

 

Vale ressaltar, a Secretaria Agropecuária e Abastecimento está de portas abertas para esclarecimentos de dúvidas e para orientar quanto ao processo de regularização do Serviço de Inspeção Municipal.

Na abertura da reunião, o secretário da pasta, Leonardo Costa, fez um convite aos presentes para que compareçam à 1ª Feira Agropecuária de Paracatu, a realizar-se no estacionamento do Centro Administrativo, entre os dias 7 e 9 de outubro. “A feira será voltada para todos os públicos, para o pequeno, médio e grande produtor. O objetivo do evento é promover o setor e levar conhecimento e tecnologia para o campo”, informa Costa.

 

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

Um novo tempo para todos
Prefeitura de Paracatu

 

 

VER TODAS NOTÍCIAS

Deixe um Comentário