Paracatuenses marcam presença no aniversário de Paracatu

Hasteamento das Bandeiras e Desfile Cívico foram os destaques do 20 de outubro

Paracatuenses marcam presença no aniversário de Paracatu

Feriado, mas a população acordou cedo nesta quarta-feira (20), para participar das comemorações dos 223 de Paracatu. A programação começou às 8h, no  Centro Administrativo, onde foi realizado o Hasteamento das Bandeiras do Brasil, de Minas Gerais e de Paracatu. O pavilhão, agora, é parte da fachada da sede da prefeitura. 

 

Em seguida, os visitantes puderam participar da inauguração da “Galeria dos Prefeitos de Paracatu”, onde foram afixadas fotografias dos 20 gestores municipais. O evento contou com a presença dos ex-prefeitos Arquimedes Borges, Almir Paraca, e Olavo Condé. 

 

No centro da cidade, muita gente se posicionou nas laterais da Avenida Olegário Maciel para assistir ao Desfile Cívico. A cozinheira Luzia Pires de Oliveira levou a família toda, irmãs, netos, noras para o que ela chamou de “atração”. “Para nós, cidadãos paracatuenses é um momento que deve ser prestigiado, pois, é o resgate da nossa história”. 

 

O desfile foi aberto pelo Exército, representado pelo Tiro de Guerra de Patos de Minas. Em seguida, foi a vez da Guarda-mirim, que teve no pelotão, porta bandeira e fanfarra. A guarda civil municipal de Cristalina também esteve presente para abrilhantar o desfile, que contou com a presença do Grupo de Intervenção Rápida de Unaí – Polícia Penal, da Fanfarra da Lagoa - Fanfarra Maria Trindade Rodrigues, a Escola de Futebol RM Soccer, o Grupo de Escoteiros de Paracatu, a Banda Municipal Lira Capim Branco de Unaí, a APAE de Paracatu, a Fanfarra do Soma, grupos de Ciclistas, veículos antigos da cidade, a Polícia Militar, a Polícia Militar Rodoviária, o Pelotão Militar do Meio Ambiente, a Polícia Civil de Minas Gerais, Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, Polícia Penal, Moto Clube Aventureiros do Asfalto, Moto Clube Alacranes de Azo, Moto Clube Bielas de Ouro, Moto Clube Brotherhood, Clube de Automóveis Antigos de Paracatu. 

 

Na Carreta da Alegria, estavam os grandes homenageados do dia: os profissionais da saúde, que enfrentam a pandemia da Covid-19, com tanta eficiência, garra e amor. 

O desfile foi encerrado com a comitiva de tropeiros de fé, os Muladeiros, que trouxeram para a avenida a tradição, que vem das raízes, dos antepassados. Tropeiros,  filhos(a) de tropeiros e cavaleiros que gostam e vivem da lida no campo se uniram para desejar a Paracatu um feliz aniversário. 

 

E o povo aprovou o evento. Joaquim Cardoso conseguiu um espaço privilegiado para ver o desfile. Sob a sombra de uma árvore, estava com os olhos atentos.  “Estou muito satisfeito com a realização deste desfile que foi muito bacana. Paracatu está de parabéns pelo aniversário, por estar crescendo tanto e pela nova administração”, disse.

 

O prefeito Igor Santos, acompanhado dos ex-prefeitos, secretários municipais e vereadores, acompanhou o desfile. “Mesmo com um ano tão difícil de pandemia, que ainda estamos enfrentando,  a gente não podia deixar passar em branco. Tivemos uma programação simples e muito bonita, fizemos um grande desfile, relembrando com grande estilo os 223 de Paracatu. Os paracatuenses podem esperar muitos presentes, estamos trabalhando com muita dedicação e amor, para que a cidade se desenvolva, cada vez mais. Mas, neste aniversário, o maior presente e o mais efetivo é o Centro de Especialidades Médicas, o CEM, que será inaugurado no dia 28 de outubro e vai transformar a saúde da nossa cidade”. 





Assessoria de Comunicação

 

Um novo tempo para todos

 

VER TODAS NOTÍCIAS

Deixe um Comentário