Democracia e participação popular na gestão pública

A ouvidoria se constitui importante instrumento de interlocução entre o povo e o poder público; conheça a ouvidoria da Prefeitura de Paracatu e participe também!

Democracia e participação popular na gestão pública

A participação popular, seguramente, é elemento essencial para a consolidação da democracia. E a contribuição do povo se dá além das votações para eleger representantes na política nas esferas municipal, estadual e federal. Uma das formas mais efetivas de se construir diálogo entre o poder público e as pessoas é a ouvidoria. 

 

A ouvidoria é um instrumento de fortalecimento dos órgãos de gestão e seu funcionamento deve ser permanente. É por meio dela que as pessoas podem exercer seu direito de reclamar, opinar e fazer sugestões. 

 

Os governos municipais, por serem a instância de poder mais próxima da população, constituem o principal e mais imediato canal de interlocução entre o povo e suas necessidades e a gestão pública. 

 

Além de efetivar a democracia, e trazê-la para a pauta do dia, a participação popular por meio da ouvidoria aproxima os cidadãos das instituições. E, desta maneira, ajuda a identificar os problemas existentes, formular políticas públicas, construir diálogos, promover acesso à informação e inclusão social. As ouvidorias também têm papel crucial na transparência da gestão pública. 

 

Ao exercer seu direito de participação, junto à ouvidoria, o cidadão contribui para a construção coletiva de um projeto para a sua cidade, estado e país. Uma administração pública com uma ouvidoria forte possui ferramentas para desenvolver ações e projetos em sintonia com os anseios da população.

 

E você, conhece a ouvidoria da Prefeitura de Paracatu? Lá você pode tirar dúvidas, registrar queixas, sugerir, opinar, criticar, solicitar um serviço e informar-se.

 

A ouvidoria do nosso município fica no Centro Administrativo. O endereço é Rua da Contagem, número 2045, bairro Paracatuzinho. A população pode também entrar em contato pelo telefone (38) 3679-0300 ramal 312, e pelo e-mail ouvidoria@paracatu.mg.gov.br

 

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
Um novo tempo para todos
Prefeitura de Paracatu

 

 

VER TODAS NOTÍCIAS

Deixe um Comentário