Administração oferece curso de pregoeiro para servidores

#DescriçãoPraCegoVer - Foto da sala com a professora e os alunos do curso de pregoeiro.

Administração oferece curso de pregoeiro para servidores

A Prefeitura Municipal de Paracatu, por meio das Secretarias de Administração, Governo e de Planejamento e Gestão, promoveram nesta quinta (22) e sexta-feira, (23) o curso de pregoeiro para capacitar servidores municipais.

As aulas foram ministradas pela R. Santana Consultoria de Belo Horizonte e aconteceram na Secretaria de Educação. O objetivo foi orientar e capacitar profissionais aptos a conduzir e executar com segurança, eficiência e rapidez os procedimentos previstos em licitações e operacionalização de um pregão.

O pregoeiro é o operador responsável pela condução da fase externa do pregão (presencial ou eletrônico), que vai do momento da publicação do edital até ao licitante vencedor, além de desempenhar a função de negociador da Administração Pública.

Voltado para servidores públicos, o curso aborda os principais aspectos legais e práticos na condução do Pregão, que é uma modalidade de licitação, para aquisição de bens e de serviços comuns, qualquer que seja o valor estimado. A disputa é feita por propostas e lances sucessivos, em sessão pública, presencial ou eletrônica. O Município de Paracatu adota a forma presencial.

Para a Diretora de Patrimônio Materiais e Serviços Gerais, Lilian Neiva Rabelo, que participou da capacitação, a intenção foi promover a capacitação de servidores para atuarem como pregoeiros nas licitações do Município, trazendo assim mais servidores capacitados para conduzirem as licitações de forma mais transparente. “O pregoeiro desempenha a figura central nos pregões. A capacitação visa à preparação do servidor para o desempenho da função de pregoeiro, evitando desacertos na condução do procedimento licitatório. Temos que valorizar e capacitar mais profissionais, uma vez que eles são os responsáveis pela boa gestão da Administração Pública.

O Prefeito Municipal, Olavo Remígio Condé, exaltou a participação dos servidores. “Estamos aproveitando ao máximo a consultoria da equipe do Jair Santana para fazer uma administração cada vez mais eficiente com os servidores preparados para todos os desafios da administração pública”.

Mais Trabalho. Novas Realizações