Dia Municipal do Pão de Queijo

A data é celebrada nesta quarta-feira, 5 de julho.

Dia Municipal do Pão de Queijo

#DescriçãoPraCegoVer - Na imagem, uma bandeja repleta de pães de queijo, na mesa colocada no saguão da Prefeitura Municipal de Paracatu.

Nesta quarta-feira, dia 05 de julho, é celebrado o Dia Municipal do Pão de Queijo. E para comemorar essa data tão especial para Paracatu, foi oferecido um café da manhã na sede da prefeitura para os servidores e para o público.

Durante a celebração, o Prefeito Olavo Condé disse que a data valoriza a culinária paracatuense. “O pão de queijo é um produto bastante apreciado pelos mineiros, é muito importante para a cidade ser reconhecida pelo modo de fazer essa iguaria. Com esta data, além de estimular a economia local, incentivamos o turismo e a gastronomia em nossa cidade”.

O projeto de lei que institui o Dia Municipal do Pão de Queijo é de autoria da vereadora Marli Ribeiro, sancionada em 11 de outubro de 2016 pelo prefeito. A data foi escolhida em virtude do dia da gastronomia mineira e de ser também o dia em que Paracatu recebeu o prêmio Eduardo Frieiro pelo registro do modo de fazer o pão de queijo. Este registro certifica que ninguém produz um pão de queijo como o de Paracatu.

Hoje tem programação especial

A Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Cultura, da Fundação Municipal Casa de Cultura e da Secretaria de Governo e em parceira com a vereadora Marli promoveram na manhã desta quarta-feira (05), na Avenida Olegário Maciel, uma blitz do pão de queijo com a distribuição das iguarias. E dentro da programação do 4º Festival do Patrimônio Cultural de Paracatu, a partir das 17h no Largo do Rosário terá pão de queijo e café na praça para toda a comunidade.

Origem do Pão de Queijo

A sua origem é incerta, especula-se que a receita exista desde o século XVIII, mas tornou-se efetivamente popular no Brasil a partir da década de 1950. É uma receita típica do estado de Minas Gerais.

Mais Trabalho. Novas Realizações