Dia de luta contra Hepatites Virais em Paracatu

#DescriçãoPraCegoVer - Foto ilustrativa de vacina

Dia de luta contra Hepatites Virais em Paracatu

A Prefeitura Municipal de Paracatu por meio da Secretaria de Saúde vai promover nesta sexta-feira, dia 28 de julho, a vacinação gratuita contra a hepatite B. A data foi instituída em 2010 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e o objetivo é informar e sensibilizar a comunidade para os riscos da doença no dia mundial de luta contra hepatites virais. Podem se vacinar pessoas de 19 á 60 anos ou mais. A vacinação irá acontecer nos postos de saúde, empresas, presídios, APACS, Polícia Militar, Orfanatos, entre outros locais.

A doença

A hepatite é uma doença inflamatória do fígado provocada tradicionalmente por uma infecção viral. Existem cinco tipos principais do vírus: A, B, C, D e E, que podem causar infecção e inflamação do fígado e levar a cirroses e ao cancro do fígado.

A hepatite B, C e D surge pelo contacto com fluídos corporais infetados (por transfusão de sangue ou de relações sexuais desprotegidas, por exemplo) enquanto a A e E por ingestão de água ou de alimentos contaminados.

Tratamento

A hepatite tem uma boa hipótese de cura, se diagnosticada precocemente e tratada corretamente.

Números

A hepatite é uma doença prioritária na saúde mundial, sendo que cerca de 350 milhões de pessoas no mundo apresentam infecções crônicas por hepatite B e 170 milhões de hepatite C. Uma em doze pessoas sofrem de hepatite. Esta doença causa a morte a cerca de 1,4 milhões de pessoas por ano.

Mais Trabalho. Novas Realizações