Grupo de dança de Paracatu fará apresentação em Goiás

#Descriçãopracegover - Foto Caretada

Grupo de dança de Paracatu fará apresentação em Goiás

A Prefeitura Municipal por meio da Casa de Cultura levará o grupo de dança africana Afro N’gonda para uma apresentação especial no dia 24 de julho, no XVII Encontro de Culturas na Chapada dos Veadeiros – Vila de São Jorge - GO.

Dança de origem africana, a Caretada, também chamada de Caretagem, é uma tradição passada de geração em geração nas comunidades remanescentes de quilombos em Paracatu. A festa é realizada todo dia 23 para 24 de junho, coroando e precedendo a novena de São João Batista.

Este folclore é realizado apenas por pessoas negras, sobretudo homens. No rito da coreografia, são 40 elementos distribuídos em 20 damas (homens travestidos) e 20 cavalheiros.

A indumentária é toda em fitas coloridas, terminadas por guizos de bronze. Os caretas usam também as máscaras que eram utilizadas para que os senhores de escravos não reconhecessem quem estava dançando.

A instrumentação típica é composta de uma sanfona pé-de-bode, gaita ponto, pandeiro, caixa, violão, viola, rabeca e maraca. Tudo originalmente histórico e rústico, assim como as músicas cantadas pelos caretas.

Em Paracatu, a caretada também é realizada nos distritos de São Domingos, do São Sebastião, Lagoa de Santo Antônio, nos bairros Alto do Açude, Paracatuzinho

Mais Trabalho. Novas Realizações