Linha de voos comerciais é inaugurada em Paracatu

#DescriçãoPraCegoVer - Na imagem, o avião está na pista de pouso sendo batizado com um jato d’água pelo caminhão do Corpo de Bombeiros.

Linha de voos comerciais é inaugurada em Paracatu

A linha comercial que liga a capital mineira a Paracatu foi inaugurada na manhã desta quarta-feira, 16 de agosto, com o desembarque do Prefeito Municipal de Paracatu, Olavo Remígio Condé, no Aeroporto Municipal Pedro Rabelo de Sousa.

Além do Prefeito, acompanhado de sua assessoria, chegaram no voo inaugural o Prefeito de Guarda Mor e Presidente da Associação dos Municípios do Noroeste de Minas (AMNOR), Edgar José de Lima, e o dirigente da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (CODEMIG), Zito Vieira.

A comitiva foi recebida com uma grande festa organizada pela Secretaria de Governo, que teve a participação de várias autoridades ligadas a aviação, das polícias civil e militar, de secretários municipais, vereadores, familiares do Sr. Pedro Rabelo de Sousa, que leva o nome do aeroporto, servidores públicos, além da comunidade e alunos de várias escolas do município.

Em sua chegada no aeroporto, o avião foi batizado com um jato d’água e recebeu a benção do Bispo Diocesano de Paracatu, Dom Jorge Alves Bezerra. O batismo é uma tradição mundial da aviação para celebrar algum fato marcante relacionado a um determinado voo.

Durante a solenidade, a fanfarra da APAE de Paracatu e a banda da Guarda Mirim fizeram uma apresentação especial para o público. Todos os presentes ganharam também sorvete e pipoca.

Em pronunciamento, o dirigente da CODEMIG, Zito Vieira, agradeceu o empenho do Prefeito Municipal Olavo Condé e ressaltou que Paracatu estará diante do desenvolvimento econômico regional. “É com grande prazer que a CODEMIG entrega mais uma linha comercial para um município do nosso estado. Agora, os voos farão parte do dia a dia de todos vocês, usufruam da melhor maneira possível”.

O sócio-diretor da Infracea, controladora do aeroporto municipal, Coronel Fernando Siqueira, destacou a união da Prefeitura, da Infrancea e de vários parceiros na conclusão deste grande projeto para a cidade. “Buscamos todas as condições para que esse grande dia virasse realidade e conseguimos. Parabéns a todos os envolvidos. Este presente é de vocês”, disse.

Para o Presidente da Câmara, Ragos Oliveira, a inauguração da linha comercial é um marco histórico para Paracatu. “A Câmara Municipal é parceira desse projeto. É um momento crucial para o desenvolvimento da nossa cidade”.

O Prefeito de Guarda Mor e Presidente da Associação dos Municípios do Noroeste de Minas – AMNOR, Edgar José de Lima, parabenizou e agradeceu a iniciativa do Prefeito Olavo Condé na implantação dos voos comerciais. “O Noroeste de Minas agradece o seu emprenho. Isso vai trazer mais comodidade e segurança para todos os cidadãos da região”.

Representando a família Rabelo, o diretor da faculdade Atenas, Roberto Rabelo, agradeceu a bela homenagem e ressaltou algumas características do homenageado. “É com muita honra que recebemos essa homenagem. Pedro Rabelo de Sousa foi um homem que contribuiu para o desenvolvimento de Paracatu. Agradeço o prefeito, os secretários e todos os envolvidos que trabalham para o progresso da nossa cidade”.

A secretária de Governo, Francy Helle Remígio Condé Couto ressaltou o trabalho do Prefeito Olavo Condé e o empenho do Diretor de Serviços da CODEMIG, Zito Vieira “Este dia não estaria sendo vivenciado por todos nós, se não fossem a atuação firme do Prefeito, que se dedica em fazer o melhor pela nossa cidade, e do Zito, que mesmo não sendo daqui, vislumbrou a possibilidade de ter a nossa cidade como parceira, dentre aquelas que vão ligar o interior à capital mineira”.

Na oportunidade, o Prefeito Municipal de Paracatu, Olavo Condé, agradeceu a todos os presentes e em especial o diretor da CODEMIG, Zito Vieira e ao sócio-diretor da Infracea, Coronel Fernando Siqueira. “Agradeço todos os esforços para a implantação da linha comercial em Paracatu. Vamos lutar para manter este avião voando. É mais progresso e desenvolvimento para o nosso município e para o Noroeste de Minas”.

Ao final da solenidade as autoridades presentes fizeram o descerramento da placa de inauguração do voo e em seguida, algumas autoridade puderam fazer um voo panorâmico pelo espaço aéreo da cidade.

A linha área entre Belo Horizonte, Patos de Minas e Paracatu é operada pela empresa TWO-Flex. Os voos serão feitos em aeronaves Cessna Grand Caravan 208 B, que transportam até nove passageiros e estão programados sempre às segundas, quartas e sextas-feiras, com preços que variam entre R$ 250 e R$ 700.

O sonho virou realidade

O projeto de implantação dos voos comerciais em Paracatu faz parte do programa “Voe Minas”, uma iniciativa da CODEMIG, em parceria com a Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas. Com o projeto, 18 cidades mineiras passam a ter ligação aérea com a capital. A intenção é promover o desenvolvimento econômico regionalizado.

Ao longo dos últimos quatro anos e seis meses, a Prefeitura Municipal de Paracatu e os parceiros envolvidos no projeto de ampliação e reestruturação do Aeroporto Municipal Pedro Rabelo de Sousa, têm se dedicado de maneira firme para a concretização deste sonho.

Durante esse período foram adquiridos equipamentos para o aeroporto que vai operar voos regulares e que precisava de adequações para atender a todos os requisitos da Agência Nacional de Aviação Civil, de acordo com o tipo de aeronave que se pretendia operar.Equipamentos como raio x de bagagens, pórtico detector de metais, raquetes de inspeção manual e caminhão de combate a incêndio são exigidos pela ANACe foram adquiridos pela Prefeitura.

Todas as ações e melhorias realizadas na parte externa e interna do aeroporto são o resultado dos esforços da Prefeitura de Paracatu, Infracea e parceiros privados que tem ajudado a colocar o município no caminho do desenvolvimento.

Ao longo desse período, Paracatu tornou-se um dos poucos municípios com profissionais capacitados para atuar na aviação civil,o que reflete no desenvolvimento e reestruturação com a melhor da qualidade possível.

ASCOM/SEGOV
Prefeitura Municipal de Paracatu
Mais Trabalho. Novas Realizações

VER TODAS NOTÍCIAS

Deixe um Comentário