Conselho da Mulher é empossado

#DescriçãoPraCegoVer - Na foto, todas as conselheiras posam na escada da Casa de Cultura.

Conselho da Mulher é empossado

O Prefeito Municipal, Olavo Remígio Condé, deu posse às novas conselheiras titulares e suplentes do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Paracatu (CMDM). O ato aconteceu na manhã desta sexta-feira, 25 de agosto, na Fundação Municipal Casa de Cultura.

A cerimônia contou com as presenças do Secretário Municipal de Cultura e Turismo, Isac Arruda, da Secretária de Assistência Social, Ana Amélia de Melo Medeiros, da Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Sidileia Almeida, da Promotora de Justiça, Dra. Maria Constância Martins da Costa, do Comandante do 45° BPM de Paracatu, Tenente coronel Salustiano Michalick Vasconcelos, representando a Câmara Municipal, o vereador Paulo Antônio, e das novas conselheiras.

O CMDM é um órgão vinculado a Administração através da Secretaria Municipal de Governo criado há quase 20 anos. O Conselho tem como objetivo formular políticas públicas e coordenar as ações do governo, visando eliminar as discriminações de gênero e políticas econômicas e culturais justas. Sua composição é renovada a cada dois anos, com a responsabilidade de receber, examinar e encaminhar denúncias relativas à discriminação de gênero em todas os setores da sociedade, e solicitar providências aos órgãos competentes.

A Secretária Municipal de Governo, Francy Helle Remígio Condé, que também é conselheira e cuja a secretaria o conselho está diretamente ligado, não pôde estar presente, mas enviou rosas para todas as conselheiras e uma carta de incentivo e compromisso com o conselho. “Este não é um conselho somente de integração e mobilização local. É um conselho de luta. Uma luta global, histórica e contínua que amplifica as vozes de mais de 3 bilhões de mulheres em todo o mundo. Venho novamente me comprometer com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, que sempre teve e sempre terá todo o meu empenho pessoal e o suporte da Secretaria Municipal de Governo e seus servidores. Deixo aqui minha mensagem para que não nos acomodemos. Façamos deste conselho um grupo de resistência, pela manutenção dos direitos conquistados e pela busca de tantos outros ainda necessários. Façamos história, para salvar e valorizar a vida das mulheres de Paracatu, do Brasil e do mundo.

Durante a solenidade de posse, o Secretário Municipal de Cultura e Turismo, Isac Arruda, destacou o papel do Conselho em garantir os direitos de todas as mulheres do nosso município. “Parabenizo todas as conselheiras pelo papel de grande relevância na sociedade. Vocês são o exemplo de garra e força para todas as mulheres paracatuenses”.

A Secretária de Assistência Social, Ana Amélia de Melo Medeiros, que integra o conselho, agradeceu o apoio e o empenho de todas as conselheiras. “Hoje, estamos muito bem representadas. Estou feliz em ver este auditório tão cheio. Nossa luta é diária e nossas conquistas são lentas, por isso a nossa união é tão importante”.

Bastante emocionada a Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Sidileia Almeida, ressaltou a sua trajetória no conselho. “Em 2015 fui indicada pela OAB, desde então passei a lutar com todas as conselheiras pelos nossos direitos. O conselho mudou todos os meus conceitos. Quero agradecer também todas as conselheiras que se despedem e as que engajam agora, em especial a nossa vice-presidente Elisângela Mesquita da Silva e a Secretária de Governo, Francy Helle Remígio Condé, que sempre apoia todos os projetos do conselho”.

A Promotora de Justiça, Dra. Maria Constância Martins da Costa, disse durante discurso que o Ministério Público está a disposição do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e alertou que a violência contra as mulheres em Paracatu aumentou nos últimos meses. “Vamos unir e lutar pelos direitos de todas as mulheres e vamos lutar contra essa violência”.

Na oportunidade, o Prefeito Municipal de Paracatu, Olavo Remígio Condé elogiou o compromisso e o empenho de todas as conselheiras. “Nunca vi este auditório tão cheio para uma posse de conselho. Isto nos traz orgulho e a certeza da eficácia do trabalho já realizado pelas conselheiras que se despedem e a certeza de que este trabalho terá continuidade. Desejo sucesso para todas vocês”.

Durante a solenidade, o público presente conferiu também a apresentação musical da instrutora de canto e coral da Fundação Municipal Casa de Cultura, Gledes Ludimila. E foi votada a mesa diretora composta pelos seguintes membros: Presidente, Sidileia Almeida, Vice-presidente, Elisângela Mesquita da Silva, 1ª Secretária, Gislene André e como 2ª Secretária: Valéria de Fátima Sousa.

Confira a lista das novas conselheiras:

REPRESENTANTES DO PODER PÚBLICO

I. Secretaria Municipal de Governo

Membro titular: FrancyHelle Remígio Condé

Membro Suplente: Fabiana Marques da Silva

II. Secretaria Municipal de Ação Social

Membro titular: Ana Amélia de Melo Medeiros

Membro Suplente: Cilze Meire Oliveira Melo

III. Secretaria Municipal de Cultura e Turismo

Membro titular: Elisângela Mesquita da Silva

Membro Suplente: Graciele Mendes de Souza

IV. Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento

Membro titular: Mirian da Silva Moreira

Membro Suplente: Sudenir Machado

V. Secretaria Municipal de Educação

Membro titular: Myriam de Oliveira Melo Mouro

Membro Suplente: Joelma Queiroz Teles

VI. Secretaria Municipal de Saúde

Membro titular: Carmen Lúcia Queiroz

Membro Suplente: Tamara Gabriela Ferreira Alves

VII. Poder Legislativo

Membro titular: Patrícia Ferreira Soares Mendes

Membro Suplente: Joana Egídio Furtado

VIII. Superintendência Regional de Ensino

Membro titular: Núbia Aparecida Machado André

Membro Suplente: Lucimeire Alves Oliveira

IX. Polícia Civil do Estado de Minas Gerais

Membro titular: Shirley Aparecida de Oliveira Melo

Membro Suplente: Susane Aparecida Sabino

X. Polícia Militar e Corpo de Bombeiros do Estado de Minas Gerais

Membro titular: Cb. Patricia Caldas

Membro Suplente: Sgt. Jaqueline Guimarães Cardoso

REPRESENTANTES DA SOCIEDADE CIVIL

I. Fundação Conscienciarte

Membro titular: Tatiane Oliveira Silva Santos

Membro Suplente: Claudiene Pereira de Souza

II. Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Estado de Minas Gerais - FETAEMG e  Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Paracatu

 Membro titular: Adeilsa Maria Bonfim

 Membro Suplente: Maria de Fátima Teodoro Ferreira

III. Fórum Lixo e Cidadania

Membro titular: Gislene José Luiz André

Membro Suplente: Kênia Dias Barros

IV. Instituições de Ensino Superior e/ou Tecnológico

Membro titular: Valéria de Fátima Sousa

 Membro Suplente: Janice Queiroz de Pinho Gonçalves

V. Caritas Diocesana de Paracatu

 Membro titular: Liliane Souza Marinho Ribeiro

 Membro Suplente: Karen Cristina Siqueira Assunção

VI. Clubes de Serviço - (Rotary, Lions Club, Maçonaria, etc...)

Membro titular: Tâmara Guimarães de Oliveira

Membro Suplente: Sônia Pires de Oliveira

VII. Associação Comercial e Empresarial de Paracatu
Membro titular: Marina de Fátima Simões Cunha

Membro Suplente: Valéria de Oliveira Silva

VIII. OAB – Ordem dos Advogados do Brasil

Membro titular: Sidiléia Aparecida de Jesus Almeida

Membro Suplente: Cybelle Cardoso Alvez

IX. Associações/ entidades de Proteção da Identidade Quilombola

Membro titular: Irene dos Reis de Oliveira

Membro Suplente: Efigênia Costa Pinheiro

X. Sistema “S” – (SESI, SESC, SENAI, SENAC, SEBRAE, etc...)

Membro titular: Solange Maria Maciel Biulchi

 Membro Suplente: Rosely Maria Soares Vaz

ASCOM/SEGOV

Prefeitura Municipal de Paracatu

Mais Trabalho. Novas Realizações.

VER TODAS NOTÍCIAS

Deixe um Comentário