Contação de história abre Semana do Turismo de Paracatu

#Descriçãopracegover - Na imagem, estudantes observam atentamente as histórias da Dona Barriguda, personagem da historiadora Terezinha Santana Guimarães.

Contação de história abre Semana do Turismo de Paracatu

Em comemoração ao Dia do Turismo, que será celebrado no dia 27 de setembro, a Prefeitura Municipal de Paracatu, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo e da Fundação Municipal Casa de Cultura, preparou uma série de atividades para a Semana do Turismo de Paracatu. A programação, que vai de 21 a 29 de setembro, traz palestras, exposição, curso de capacitação, lançamento de projeto e o 9º Encontro Nacional de Motociclistas.

Para abrir a Semana do Turismo, alunos da Escola Estadual Dr. Sergio Ulhoa assistiram na manhã desta quinta-feira, 21 de setembro, no Museu Municipal de Paracatu, a Contação de Histórias da Dona Barriguda, personagem da historiadora Terezinha Santana Guimarães, que representa um dos símbolos da cidade, a árvore barriguda do bairro Santana. Sua apresentação trouxe histórias sobre Paracatu e salientou a importância da preservação do meio ambiente. A Contação de História no Museu Municipal também faz parte da Primavera dos Museus, projeto do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) que engloba 932 instituições culturais de todo o país.

Durante o evento, o secretário de Cultura e Turismo, Isac Arruda, em nome do Prefeito Municipal de Paracatu, Olavo Condé, agradeceu a presença e o apoio de todos os parceiros e ressaltou que iniciativas como esta, propagam as nossas histórias para toda a comunidade. “Através deles, nossos estudantes, o passado poderá ser lembrado e valorizado. Essas belas histórias serão contadas para toda a família, e assim teremos a nossa memória resguardada”, disse.

Confira a programação para a Semana do Turismo

Neste final de semana, de 22 a 24 de setembro, Paracatu vai receber na Praça do Santana, a 9ª edição do Encontro Nacional de Motociclistas. Organizado pelo Moto Clube Aventureiros do Asfalto e pela Prefeitura Municipal de Paracatu, o encontro deste ano terá praça de alimentação ampliada, com foodtrucks, tendas de chopp e cerveja artesanal, lojas de roupas e artigos, tattoo, barbearia e camping gratuito. Cinco bandas prometem animar o encontro. Na sexta-feira tocam “Gambiarras ao Vento” e “341 Califórnia”, a partir das 20h. No sábado, a partir das 19h, sobem ao palco “Stone Hill”, “Toca Fita” e “Flyin’Gourds”.

Já na segunda- e terça-feira, 25 e 26 de setembro, será realizado um curso de capacitação no Sebrae. O público alvo são gestores culturais, interessados em elaborar projetos na área cultural. Ainda na terça-feira, a partir das 8h, na Comunidade do São Domingos, terá o lançamento do projeto “A escola vai ao Quilombo”. O objetivo é fomentar e difundir o potencial cultural e turístico das comunidades quilombolas no município.

Estão programadas também palestras ligadas ao turismo, que acontecerão sempre no período da tarde, na Fundação Municipal Casa de Cultura, a partir desta terça-feira, 26 de setembro. Entre as palestras estão: “Potencial Turístico Paracatuense”que será ministrada por Rodrigo Santos de Pirinópolis (GO); “Hospitalidade Criativa”com Ana Alcântara, secretária executiva das Cidades Históricas de Minas; “Empreendedorismo e Desenvolvimento Econômico Local”, com Anderson Cabido do Sebrae-BH; e “Comércio e Turismo andam juntos” ministrada por Flávio Martins de Oliveirado Sebrae-BH. (Confira o cronograma abaixo).

Para encerrar a Semana do Turismo, na sexta-feira, 29 de setembro, terá o lançamento da Exposição “Móveis Criativos e Orquídeas”, na Fundação Municipal Casa de Cultura.

ASCOM/SEGOV

Prefeitura Municipal de Paracatu

Mais Trabalho. Novas Realizações.

VER TODAS NOTÍCIAS

Deixe um Comentário