A saúde do homem e o Novembro Azul

A campanha Novembro Azul 2017 alerta para o câncer de próstata, segunda doença que mais mata homens no mundo e a Prefeitura de Paracatu já iniciou ações internas e externas de conscientização para que os homens façam os exames preventivos.

O exame preventivo é feito através da coleta de sangue para a dosagem do PSA junto com o exame de toque, que é a melhor forma de detectar alterações que podem indicar um tumor ainda no começo. É recomendado principalmente para quem já teve casos da doença na família e deve ser feito uma vez por ano.

Para o urologista, José Altino Silva, a campanha tem significativa relevância porque chama a atenção da população para o problema e busca sensibilizar a sociedade a abraçar essa causa tão importante à saúde do homem.

O médico alerta ainda, que o câncer de próstata é uma doença silenciosa. Não apresentando sintomas como dor para urinar e sangue na urina. É fundamental que o paciente procure espontaneamente um urologista para realizar seu exame anual.

Os órgãos de saúde, igrejas e instituições estão desenvolvendo diversas ações de conscientização da importância da prevenção e dos principais cuidados que homens a partir dos 45 anos devem ter com a próstata, glândula que fica abaixo da bexiga no corpo dos homens.

Em Paracatu, homens com mais de 45 anos devem procurar uma unidade de saúde do município para agendar uma consulta e solicitar o exame. Qualquer médico pode solicitar o exame. Mas, caso o usuário queira se consultar dentro da especialidade urologia deve procurar o PSF - Alto do Córrego.

Mais Trabalho. Novas Realizações.