Encerramento da IV Semana de Arte e Cultura

#Descriçãopracegover - Imagens de alunos na Biblioteca Pública, no lançamento do livro "Leda a Borboletinha".

Encerramento da IV Semana de Arte e Cultura

A Prefeitura Municipal de Paracatu por meio da Secretaria de Cultura e Turismo e da Fundação Municipal Casa de Cultura, preparou diversas atividades para celebrar a IV Semana de Arte e Cultura.

O lançamento do livro “Leda a Borboletinha”, da autora Dulcy Silva, marcou o inicio da programação que aconteceu na Biblioteca Pública Municipal no dia 16 de novembro. Durante o lançamento as crianças participaram de um momento lúdico com artistas do grupo de Teatro Cênikas, conheceram a autora, saborearam um delicioso lanche, ganharam brindes e levaram para casa um exemplar do livro autografado.

Na sexta-feira, 17 de novembro, a Fundação Municipal Casa de Cultura, apresentou a exposição “Africanidades”. As telas foram produzidas pelos alunos do curso de pintura da Casa, ministrada pela professora Marlene Gama. A mostra faz uma homenagem às raízes da cultura brasileira que têm forte influência da cultura africana. A exposição fica em cartaz até o próximo dia 10 de dezembro. A entrada é gratuita.

A peça “Os Avessos” também fez parte da programação da IV Semana de Arte e Cultura. A apresentação aconteceu no auditório da Escola Estadual Antônio Carlos, no dia 18 de novembro.

No dia 20 de novembro, no Dia da Consciência Negra, um grupo de professores participou da segunda edição do projeto pedagógico e turístico “A Escola vai ao Quilombo”, com palestras e oficinas na Comunidade Quilombola do Pontal. Pelo projeto, lançado no dia 26 de setembro, na comunidade do São Domingos, as escolas poderão levar os alunos para conhecer as comunidades quilombolas com a intenção de fomentar e difundir o potencial cultural e turístico, oferecendo como resultado final a revitalização da memória cultural, haja vista a sua grande significância para a história do nosso município.

O projeto “Paracatu nas cores da África”, também integrou as atividades da semana. Na terça-feira, 21 de novembro, alunos da rede pública de ensino apresentaram trabalhos destacando as tradições afrodescendentes presentes nos dias de hoje que podem ser percebidas por meio das danças, das músicas, da culinária, da moda, da língua e muito mais. O projeto buscou também divulgar as diretrizes curriculares para o estudo da História e Cultura Afro-brasileira conforme a Lei 10.639.

A Semana de Arte e Cultura encerrou nesta sexta-feira, 24 de novembro, com a cerimônia de entrega de certificados às Folias de Paracatu, na Câmara Municipal, reconhecendo as Folias como Patrimônio Cultural de Minas Gerais pelo IEPHA - Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais. Durante o evento, 13 folias de reis do município receberam das mãos do Vice-prefeito de Paracatu, Adelson Cunha, do Presidente da Câmara Municipal, Ragos Oliveira, da historiadora Terezinha Guimãraes e do vereador Edivar Pacheco, os certificados. O reconhecimento visa preservar a cultura e a memória caipira, certificando as folias como registro de seus instrumentos musicais, rituais, cânticos, dança do catira e outras características típicas no município de Paracatu

Durante a cerimônia o Vice-prefeito, Adelson Cunha, parabenizou e  destacou o papel das Folias para o nosso município. “A folia de reis representa os valores culturais e religiosos da nossa cidade. Temos que preservar esta festa tão tradicional. Todos vocês merecem este reconhecimento.”

ASCOM/SEGOV
Prefeitura Municipal de Paracatu
Mais trabalho. Novas realizações

VER TODAS NOTÍCIAS

Deixe um Comentário