Conselho de Desenvolvimento Sustentável é empossado

#Descriçaopracegover - foto oficial dos membros do conselho

Conselho de Desenvolvimento Sustentável é empossado

O Prefeito Municipal de Paracatu, Olavo Remígio Condé, empossou, na tarde desta segunda-feira, 12 de março, os membros que compõem o Conselho de Desenvolvimento Sustentável de Paracatu. A cerimônia foi realizada na Fundação Municipal Casa de Cultura.

O Conselho é um órgão colegiado autônomo, normativo, deliberativo e consultivo, que tem a finalidade de auxiliar o poder público municipal sobre as políticas social, ambiental, econômica e institucional, tendo como base o desenvolvimento sustentável do município.

Os membros deste conselho são nomeados por meio de decreto pelo chefe do Poder Executivo, após a indicação pelos respectivos órgãos, associações ou entidades, para mandato de dois anos, permitida uma recondução sucessiva.

O secretário municipal de planejamento e desenvolvimento econômico, Erasmo da Silva Neiva, tomou posse como presidente do conselho e o vice-presidente é o representante da Agência de Desenvolvimento Sustentável de Paracatu (ADESP), Jose Eduardo Trevisan.

Durante discurso, o prefeito Olavo Condé ressaltou que a atual administração tem trabalhado com total transparência e tem apoiado os conselhos de direitos como forma legítima de participação da sociedade organizada. “Temos realizado um trabalho diário em prol do desenvolvimento sustentável. Em 2013, por exemplo,fizemos a revisão do Plano Diretor e incorporamos o Plano Paracatu 2030, o que contribuiu para embasar o Plano Diretor como um instrumento de desenvolvimento sustentável. Além disso, o nosso planejamento está totalmente adaptado aos objetivos do desenvolvimento sustentável definidos pela ONU", destacou o prefeito.

A primeira reunião do novo Conselho está marcada para o dia 26 de março, quando serão definidas as comissões temáticas.

Confira a lista completa dos empossados:

REPRESENTANTES DO PODER EXECUTIVO E LEGISLATIVO

– Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico:

Titular: Erasmo da Silva Neiva

Suplente: Vitor Rabelo Cardoso

– Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Ação Social:

Titular: Palmo Bianchi Neto

Suplente: Geralda Maria Ferreira Meirelles

– Secretaria Municipal de Obras e Secretaria Municipal de Transportes:

Titular: Ildeu Goulart Filho

Suplente: Fausto Resende Chaves

– Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e Secretaria Municipal de Esporte e Lazer :

Titular: Isac Costa Arruda

Suplente: César Ricardo Lépore

– Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Secretaria Municipal de Agricultura:

Titular: Igor Pimentel Cruz

Suplente: Alberto Mendes Costa

– Secretaria Municipal de Fazenda e Secretaria Municipal de Governo:

Titular: Flávio Cortes Ramos

Suplente: FrancyHelle Remígio Condé Couto

– Servidores Representante da Câmara Municipal de Paracatu:

Titular (1): Denis Dantas Neto Rodrigues

Suplente (1): Fábio Barbosa Ferreira

Titular (2): Pabulo de Souza

Suplente (2): Jackson da Silva Andrade

REPRESENTANTES DA SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA

– Agência de Desenvolvimento Sustentável de Paracatu – ADESP:

Titular: Jose Eduardo Trevisan

Suplente: Marília Lepesqueur Cordeiro

– Sindicato dos Produtores Rurais de Paracatu:

Titular: Paulo Ribeiro de Mendonça

Suplente: João Batista dos Santos

– Associação Comercial e Empresarial de Paracatu (ACE) e Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL):

Titular: RobertusFerdinandus Maria Van Doornik

Suplente: Pedro Humberto Alves Albernaz

– Representantes das Mineradoras instaladas no Município:

Titular: Ana Maria Ferreira da Cunha

Suplente: Ana Pessoa Santos

– Representante das Associações de Bairros de Paracatu:

Titular: Mislene Aparecida de Oliveira Costa

Suplente: Varlei Alves de Melo

– Representante dos Clubes de Serviços e Maçonarias de Paracatu:

Titular: Ronaldo Cardoso Martins

Suplente: Amilton Soares França

– Representante das Fundações privadas, Sistema “S”, Representações de Engenheiros e Arquitetos, Faculdades e Organizações não Governamentais instaladas em Paracatu:

Titular: Rosely Maria Soares Vaz

Suplente: Érica Vendramini Silva Branquinho

– Representante das Organizações religiosas de Paracatu:

Titular: Ésio Mendes de Nascimento

Suplente: Patrícia Domenici Darcadia

Prefeitura de Paracatu realiza 1ª Conferência Municipal do Desenvolvimento Sustentável

Com o tema “O que queremos para o futuro de nossa cidade”, propostas e reflexões foram levantadas pela comunidade

A 1ª Conferência Municipal do Desenvolvimento Sustentável ocorreu no dia 1º de março, na sede da Escola Legislativa de Paracatu, e contou com uma programação especial e condizente com as necessidades a serem implementadas no município. O objetivo principal da conferência foi introduzir o conceito de desenvolvimento sustentável para o cidadão paracatuense, por meio de duas importantes palestras.

A primeira, com o tema “Agenda 2030: desenvolvimento sustentável como pilar da cidadania”, foi ministrada pelo Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, Dr. Sebastião Helvécio Ramos de Castro, que na oportunidade ressaltou a responsabilidade dos gestores municipais no desenvolvimento real dos municípios, pautado pela seriedade e transparência no gasto dos recursos públicos.

A segunda palestra, com a temática voltada para a “Cidade e a Cidadania”, foi ministrada pelo mestre em direito Dr. Jair Eduardo Santana, que destacou, entre outros assuntos, o desenvolvimento de Paracatu em comparação a outras cidades de médio porte. “No que se refere a planejamento, Paracatu está à frente de muitos municípios. Está fazendo seu dever de casa e servindo de exemplo para o país”, afirmou Santana.

Para o secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Erasmo Neiva, a conferência foi mais uma ação rumo ao desenvolvimento econômico e social, em bases sustentáveis, do município.  “Estamos promovendo, no nosso sistema de planejamento, as mais importantes mudanças estruturantes, para levar nosso município ao verdadeiro patamar da sustentabilidade”, disse o secretário.

No primeiro ano deste segundo mandato do governo Olavo Condé, ano de elaboração do Plano Plurianual (PPA 2018/2021), todos os passos foram dados no sentido de organizá-lo em conformidade com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS da ONU. “Estamos trabalhando muito para promover a sustentabilidade, não apenas em Paracatu, que é referência no Noroeste Mineiro, mas em todas as cidades de nossa região. Nesse sentido, a conferência vem chamar a sociedade para que juntos possamos definir prioridades e desenvolver projetos estratégicos em prol do município”, afirmou o prefeito Olavo Condé.

Após as palestras e debates, foi realizada a eleição do Conselho Municipal do Desenvolvimento Sustentável de Paracatu (CMDS), regulamentado por meio do decreto nº 5.206, de 18 de janeiro de 2018, pelo prefeito Olavo Condé. Depois da eleição, o secretário Erasmo Neiva propôs que a posse do novo conselho fosse marcada para o dia 12 de março de 2018. A solenidade de posse ocorreu na última segunda-feira, conforme matéria em destaque. Confira abaixo as fotos dos empossados que estiveram presentes na cerimônia. 

ASCOM/ SEGOV

Prefeitura Municipal de Paracatu

Mais Trabalho. Novas Realizações!

VER TODAS NOTÍCIAS

Deixe um Comentário