Casa de Cultura é homenageada pela Câmara Municipal

#Descriçãopracegover - Na imagem, autoridades estão em pé, posando para foto, durante a cerimônia de moção de regozijo pelo 25 anos da Casa de Cultura.

Casa de Cultura é homenageada pela Câmara Municipal

A Câmara Municipal de Paracatu concedeu na noite desta terça-feira, 11 de dezembro, Moção de Regozijo, pelos 25 anos de fundação, da Casa de Cultura. A solenidade contou com a participação do Vice-prefeito, Adelson Cunha, do Secretário de Cultura e Turismo, Isac Arruda, da Diretora-Presidente da instituição, Graciele Mendes de Sousa, além de funcionários, alunos e familiares.

A Moção de Regozijo é uma das mais importantes honrarias que um município pode conceder a pessoas, empresas, entidades e instituições, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à comunidade.

Durante a cerimônia, o público presente conferiu um vídeo institucional sobre a fundação, além de apresentações musicais com os professores da instituição Rubens Soares, José Augusto, Johnatas Soares, Ana e João do Forró, apresentação dos alunos, funcionários, entre outros. Ao final da cerimônia o público conferiu uma bela apresentação do Coral Stela Maris.

Para o Presidente da Câmara, Marcos Oliveira, autor da moção, é uma honra homenagear uma instituição tão importante para Paracatu. O Presidente destacou também o brilhante trabalho e o grande destaque que a Casa de Cultura tem hoje no município. “Parabenizo toda a equipe, os colaboradores e todos os ex-presidentes que já passaram pela instituição, em especial a Diretora-presidente da Casa de Cultura, Graciele Mendes, que é uma pessoa dedicada, competente, envolvida com a cultura do nosso município. Hoje, a Casa valoriza a arte, a cultura, e é um incentivo para todos os paracatuenses”, concluiu.

Bastante emocionada, a Diretora-Presidente da Fundação, Graciele Mendes, agradeceu todos os presentes, em especial a sua equipe, que trabalha diariamente em prol da cultura de Paracatu. “É uma noite especial para todos nós, e a palavra que define esta noite é gratidão, gratidão ao povo paracatuense que abraçou a Casa de Cultura e a todos que de alguma forma se empenham e se doam. Há seis anos quando assumimos a Casa, nós não formamos apenas uma equipe, e sim uma família, que orgulha do trabalho. Agradeço ao Prefeito e ao Vice por abraçar a cultura e em especial ao meu amigo e vereador Marcos Oliveira pela homenagem”, destacou Graciele.

O Vice-prefeito, Adelson Cunha, falou da satisfação de fazer parte de um governo que valoriza a cultura de Paracatu. “O trabalho da Casa da Cultura comprova que de fato a Administração tem feito um bom trabalho também na área cultural”. Adelson finalizou parabenizando a todos pela Moção.

Sobre a Casa de Cultura

A Casa de Cultura é destinada à organização de eventos artísticos e oficiais, cursos de artes (atualmente 13 cursos oferecidos à população de forma gratuita), difusão das manifestações culturais, exposições, lojinha de artesanato e projetos culturais. Além disso, a Casa é aberta aos fins de semana e feriados para a visitação de turistas.

O prédio da Casa de Cultura de Paracatu é uma edificação exemplar do Período Colonial e foi construída por Domingos Pimentel de Ulhôa, entre 1854 e 1857, originalmente para fins de moradia de sua família.

Em 1908 a Câmara Municipal adquire o prédio que passa a ser o Grupo Escolar Afonso Arinos.

Em outubro de 1988 foi inagurada como Casa de Cultura.

Em junho de 1993 foi criada a Fundação Municipal Casa da Cultura, pela Lei 1891/03, que passa a abrigar:

. A Casa de Cultura “Maria Conceição Adjuto Botelho (Dondona) (Lei 2153/1997)”;

. A Biblioteca Pública Municipal “Renné Lepesqueur” (Decreto Lei nº 39/1942);

. O Arquivo Público Municipal “Olímpio Michael Gonzaga”, criado em 24 de junho de 1994; (Decreto nº 2.230/95);

. O Museu Histórico Municipal “Pedro Salazar Moscozo”.

ASCOM/SEGOV
Prefeitura Municipal de Paracatu
Mais trabalho. Novas realizações.
 

VER TODAS NOTÍCIAS

Deixe um Comentário