Prefeitura inaugura nova UBS Vila Mariana

#Descriçãopracegover - Na imagem, autoridades estão em pé, durante a cerimônia de inauguração. Prefeito e autoridades fazem o desenlace da fita.

Prefeitura inaugura nova UBS Vila Mariana

O Prefeito Olavo Condé, inaugurou na manhã desta quinta-feira, 28 de fevereiro, mais uma Unidade Básica de Saúde (UBS) no bairro Vila Mariana. A nova unidade que leva o nome da enfermeira, Evanir Vieira de Souza, atenderá mais de cinco mil usuários. Participaram da cerimônia, secretários, vereadores, servidores públicos, estudantes, professores e moradores do bairro.

Em seu pronunciamento, o prefeito Olavo Condé manifestou sua alegria de entregar mais uma UBS para os paracatuenses e destacou que agora a população será atendida em uma estrutura física adequada, com conforto, segurança e acessibilidade.

O secretário de Saúde, João Batista Aparecido Soares, parabenizou o prefeito, que está entregando mais uma obra para o nosso município e a coordenadora da Atenção Básica, Adriana Vilela pelo excelente trabalho desenvolvido e parabenizou os profissionais da saúde pelo empenho dedicado ao trabalho nas unidades.

A coordenadora da Atenção Básica, Adriana Vilela, destacou que a Unidade Básica Vila Mariana irá fortalecer a atenção básica, fornecendo condições ideais para o desenvolvimento das ações da estratégia saúde da família, promovendo acolhimento humanizado à população e melhores condições de trabalho aos profissionais A coordenadora parabenizou também a Administração, em nome do prefeito, por não medir esforços para a conclusão de mais uma UBS.

Homenageada

De acordo com filha da homenageada, Sandra Souza Santos, Evanir, exerceu sua profissão de auxiliar de enfermagem desde 1979.  Em 2009, foi contratada pela prefeitura de Paracatu exercendo sua profissão no PSF Novo Horizonte e logo em seguida no Lar São Vicente de Paulo.

Sandra destacou ainda que a história de Evanir, na Vila Mariana começou em 1984, onde conquistou um sonho da casa própria. “Seus melhores momentos foram nesse bairro, onde construiu sua família, criou os filhos, conquistou diversas amizades e realizou seus maiores sonhos; quem a conheceu nunca irá esquecer o grande exemplo de mulher que ela foi, concluiu Sandra”.

Evanir faleceu no dia 23 de julho de 2015 em um acidente de trânsito, voltando do trabalho. O requerimento que destinou o nome a nova unidade foi de autoria do vereador Hernesto.

Investimento

A nova Unidade Básica de Saúde, faz parte do programa de requalificação das Unidades Básicas de Saúde (requalifica - UBS) do Ministério da Saúde. Para a construção desta unidade foram investidos R$ 512.000,00 (Quinhentos e doze mil reais) pagos pelo Ministério da Saúde e R$ 362.911.21 (Trezentos e sessenta e dois mil, novecentos e onze reais e vinte e um centavos) pagos com recursos do município. Totalizando assim, R$ 874.911.21 (Oitocentos e setenta e quatro mil, novecentos e onze reais e vinte e um centavos).

Serviços ofertados na nova UBS

A nova Unidade de Saúde abrigará equipe de saúde bucal, de estratégia da saúde da família que atendiam nas instalações do CAIC e ofertará também atividades de promoção à saúde e prevenção de doenças, atendimento individual e em grupo e educação em saúde.

A estrutura dispõe de recepção/sala de espera, sala de vacinas, de observação/procedimentos, curativos, nebulização, sala de agentes comunitários de saúde, sala de reuniões, consultórios médicos e de enfermagem, consultório odontológico, expurgo, sala de esterilização e guarda e materiais, copa, almoxarifado, sanitários, depósito de material de limpeza.

Serão ofertados acompanhamento de pré-natal, puericultura, consultas médicas e de enfermagem, atendimento odontológico, vacinação, visita domiciliar, exames preventivos, teste do pezinho, testes rápidos de Hepatite B e C, HIV, sífilis, testes de gravidez, curativos, administração de medicamentos, controle de glicemia, grupo de controle de hipertensão e diabetes, troca de sondas, além dos programas do Ministério da Saúde voltados para atendimentos de crianças, adolescentes, idosos, mulheres, gestantes, programa de combate ao tabagismo, planejamento familiar, dentre outros.

A nova Unidade está localizada à Rua Eliseu Osvaldo Macêdo, número 600, no bairro Vila Mariana.

Mais Trabalho. Novas Realizações