Prefeito recebe estudo sobre Bacia do Ribeirão Santa Isabel

#Descriçãopracegover - Na imagem, Prefeito recebe do Gerente do Sebrae, o estudo sobre a Bacia do Santa Izabel

Prefeito recebe estudo sobre Bacia do Ribeirão Santa Isabel

No Dia Mundial da Água, celebrado nesta sexta-feira, 22 de março, o Prefeito de Paracatu, Olavo Condé, participou da apresentação do Diagnóstico de Zoneamento Ambiental Produtivo da Bacia do Ribeirão Santa Isabel. O estudo teve início no segundo semestre de 2018, após a população de Paracatu enfrentar em 2017 a maior crise hídrica já registrada no município.

A cerimônia aconteceu na Loja Maçônica Nova Luz, e contou com a presença da Secretária de Agricultura do Estado de Minas Gerais, Ana Maria Soares Valentini, além de secretários, vereadores, produtores rurais e autoridades ligadas ao assunto.

O Levantamento proposto pelo Sebrae Minas e pela Associação dos Produtores Rurais e Irrigantes do Noroeste de Minas Gerais (Irriganor), com apoio da Agência de Desenvolvimento Sustentável de Paracatu (Adesp), detalha a disponibilidade hídrica, o uso e a ocupação do solo na Bacia.

Durante o seminário foi apresentado um estudo que envolveu análise no campo, análise de imagens feitas por satélite de altíssima resolução, além de um detalhado registro de outorgas e um retrato 3D da real situação da região na atualidade.

Para o gerente do Sebrae Minas da Regional Noroeste e Alto Paranaíba, Marcos Alves, é muito importante que toda a população saiba como a gestão hídrica da Bacia interfere no seu dia a dia. “O estudo vai permitir que lideranças do município possam traçar estratégias e definir políticas públicas de preservação da Bacia. A partir desse trabalho será criado um fórum para discussão sobre a eficiência hídrica em Paracatu”, destacou Marcos Alves.

 A Secretária de Agricultura do Estado de Minas Gerais, Ana Maria Soares Valentini, ressaltou durante discurso que a partir deste levantamento, sabemos a real situação da bacia. “Já demos o primeiro passo, agora devemos implementar um plano de ação visando a melhoria da gestão hídrica na Bacia do Santa Isabel”, disse.

Na cerimônia, o Prefeito Olavo Condé e Presidente da Associação dos Municípios Mineiros do Noroeste de Minas (AMNOR), recebeu das mãos do Gerente Regional do Sebrae, Marcos Alves, o levantamento e destacou que o estudo será muito importante para os produtores rurais, principalmente para toda a população paracatuense. “Agradeço ao Sebrae pelo belo trabalho que desenvolve em nosso município, além do auxilio constante no desenvolvimento de todo o Noroeste. Este estudo é para toda a região, vamos continuar este belo trabalho”, concluiu Olavo Condé.

ASCOM/SEGOV
Prefeitura de Paracatu
Mais Trabalho. Novas Realizações!

VER TODAS NOTÍCIAS

Deixe um Comentário