Orquestra Filarmônica de Minas Gerais se apresenta pela 2ª vez em Paracatu

Orquestra Filarmônica de Minas Gerais se apresenta pela 2ª vez em Paracatu

Paracatu receberá mais uma vez a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, que ocupa um lugar de destaque entre as principais orquestras brasileiras. A apresentação é gratuita e marca a abertura da etapa Gastronômica do Festival do Patrimônio Cultural de Paracatu, no dia 9 de junho, na Praça da Matriz, às 20h30.

Nesta oportunidade, o grande público irá ouvir um repertório eclético, com compositores exponenciais da música sinfônica como Mozart, Beethoven e Saint-Saëns, além de peças de autores brasileiros, como Nepomuceno, Fernandez e Duda. A regência é do maestro Marcos Arakaki, Regente Associado da Orquestra, com uma longa trajetória artística tanto na Filarmônica como em outras orquestras de destaque no Brasil e no exterior. Entrada gratuita.

A Filarmônica também preparara outra apresentação de cunho didático, para alunos da escola pública. A seleção para esse concerto didático foi feita pela Prefeitura Municipal de Paracatu e pela Superintendência Regional de Ensino.

As turnês estaduais fazem parte das iniciativas da Filarmônica para ampliar o acesso à música sinfônica e formar novos públicos para essa arte. Desde sua criação, em 2008, a Orquestra realiza regularmente concertos gratuitos e apresentações didáticas. O maestro Marcos Arakaki lembra que a visita anterior da Filarmônica a Paracatu, em 2017, foi um sucesso. “É um grande prazer para a Filarmônica de Minas Gerais rever esse público que nos recebeu tão bem e apresentar um belo programa que conta a história da música clássica desde 1700 até os nossos dias. Vamos passar por diversos períodos e conhecer os instrumentos que formam uma orquestra”, conta Arakaki.

Os dois concertos são apresentados pelo Ministério da Cidadania, Governo de Minas Gerais e Kinross Paracatu por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e contam com o apoio da Prefeitura de Paracatu.

Ideia Comunicação – Assessoria de Imprensa da Kinross

VER TODAS NOTÍCIAS

Deixe um Comentário