2º Encontro para Formação de Famílias Acolhedoras

#descriçãopracegover imagem de uma mão aberta segurando simbolicamente uma família em recorte de papel

2º Encontro para Formação de Famílias Acolhedoras

A Prefeitura Municipal de Paracatu, por meio da Secretaria Municipal do Desenvolvimento e Ação Social, informa que nos dias 15 e 16 de julho será realizado o 2º Encontro para Formação de Famílias Acolhedoras.

Nesse encontro, as famílias que se cadastraram e foram selecionadas serão preparadas para o Acolhimento Familiar. Serão abordados os seguintes temas:

Estatuto da Criança e do Adolescente: Direitos da criança e do adolescente

Razões pelas quais as crianças e adolescentes são acolhidos: Risco Social, Negligência, violações de Direitos.

Quem são os acolhidos? Aspectos da violência e os traumas causados. Como as crianças e adolescentes chegam ao acolhimento.

A chegada do acolhido (a) na Família Acolhedora: Como agir nesse momento;

O que os acolhedores fazem: Papéis e responsabilidades.

Entendendo e lidando com o comportamento do acolhido (a)

O que é ser Guardião? Responsabilidade do cuidar e proteger.

Vínculos afetivos, apego e desapego.

Desenvolvimento e Comportamento Infantil.

Após a formação, as famílias estarão habilitadas a acolher e serão encaminhadas à Vara da Infância e Juventude de Paracatu, junto com o Parecer Técnico da Equipe do Serviço Família Acolhedora para a formalização do Cadastro de Famílias Acolhedoras do município. O Encontro será no Céu das Artes, das 18h00 às 21h00.

PREFEITURA DE PARACATU

MAIS TRABALHO. NOVAS REALIZAÇÕES