Projeto inicia obras de revitalização do Ribeirão Santa Izabel

#descriçãopracegover na imagem autoridades posam para a foto durante encontro

Projeto inicia obras de revitalização do Ribeirão Santa Izabel

O projeto que visa a revitalização da bacia hidrográfica do Ribeirão Santa Izabel, importante curso d’água que abastece a cidade e é utilizado por produtores rurais do município, foi apresentado, na última sexta-feira, 2 de agosto, por técnicos da Emater  de Paracatu e do Noroeste de Minas. O projeto conta com o apoio da Prefeitura, por meio das Secretarias de Meio Ambiente e Agricultura.

O encontro foi realizado na sede da Associação dos Municípios da Microrregião do Noroeste de Minas (AMNOR) e contou com a presença do Prefeito Olavo Condé, do Vice-prefeito Adelson Cunha, do Gestor Ambiental e Técnico Responsável pelo Programa de Revitalização de Sub-Bacias do Rio São Francisco, Júlio César Pereira, representando a Secretária de Estado da Agricultura Ana Maria Soares Valentine,  o Gerente Regional da Emater, Hector Barreto, além de várias autoridades ligadas ao assunto.

Durante a cerimônia, o Engenheiro Agrônomo, Álvaro de Moura Goulart e o Extensionista Agropecuário do Escritório local da EMATER de Paracatu, Carlos Henrique da Silva apresentaram o trabalho que está sendo executado na Bacia do Ribeirão Santa Izabel.

As ações são mais uma etapa do programa de Revitalização das Sub-Bacias do Rio São Francisco, que beneficia 200 municípios, entre eles Paracatu, promovido pelo Governo de Minas. Esta é a terceira, de quatro etapas do programa, que é resultado de uma parceria com o Ministério do Desenvolvimento Regional através da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF), além da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (SEAPA). Paracatu conta com recursos de quase oitocentos mil reais para as obras.

Durante a cerimônia, o Extensionista Agropecuário, Carlos Henrique da Silva, explicou que as intervenções estão sendo executadas pela EMATER e pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (SEAPA) e até o momento já foram atendidas as comunidades do Nolasco e da Contagem. “O nosso objetivo é acabar principalmente com problemas relacionados a erosão.Já iniciamos os trabalhos a cerca de trinta dias, e a nossa expectativa é entregar essas intervenções em até noventa dias. Posteriormente faremos adequações de estradas em torno de seis quilômetros e cercamento de nascentes e mata ciliar”.

Na oportunidade, o Prefeito Olavo Condé, agradeceu a participação de todos nesse projeto que é tão importante para toda a região e para o nosso estado, ele destacou também que a revitalização é um trabalho de proteção que não pode parar, e que a união de todos os órgãos trará frutos para toda a população.

PREFEITURA DE PARACATU
MAIS TRABALHO. NOVAS REALIZAÇÕES