Prefeito Olavo Condé empossa novas componentes do CMDM

Nova composição trabalhará na condução de políticas públicas e defesa dos direitos da mulher no biênio 2019-2021

Prefeito Olavo Condé empossa novas componentes do CMDM

#DescriçãoPraCegoVer: Nova composição do CMDM de Pacacatu para o biênio 2019-2021

O Prefeito Municipal de Paracatu, Olavo Remígio Condé, empossou nesta quarta-feira (19), os novos membros titulares e suplentes do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres (CMDM) de Paracatu. As empossadas cumprirão mandato de 2019 a 2021.

Na cerimônia, realizada na Fundação Municipal Casa de Cultura, Olavo Condé destacou a importância do Conselho, que há duas décadas atua para formular políticas públicas e coordenar ações para eliminar discriminações de gênero e a violência contra a mulher, além de incentivar e promover políticas econômicas e sociais com foco na mulher.

O prefeito agradeceu o empenho das componentes que encerraram o mandato e desejou sucesso às mulheres que representarão a sociedade local na nova formação do grupo.

Condé salientou que, por meio de suas diversas secretarias,  a Prefeitura continuará apoiando às mobilizações e políticas públicas defendidas pelo CMDM.

O vice-prefeito Adelson Cunha ressaltou a importância de o homem respeitar e defender os direitos da mulher. E lembrou que, nos casos de violência, por exemplo, toda a família é atingida e sofre com os efeitos das agressões contra a mulher.

Para a Secretária de Governo, Francy Helle Remígio Condé Couto, a participação das conselheiras e da sociedade nos debates e proposições é que dá vida e efetividade às políticas voltadas para a defesa dos direitos da mulher. “É muito importante que não só as conselheiras, mas todas nós - e a sociedade - abracemos a causa de lutar por direitos, combater a violência e promover a mulher”, salientou.

Representando a Procuradoria de Justiça do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), em Paracatu, a promotora de Justiça, Maria Constância Martins disse que a comunidade tem reconhecido o trabalho qem defesa dos direitos da mulher. Ela citou o projeto Paracatu Lar Familiar, que recebe apoio da Prefeitura de Paracatu e de outros segmentos, como uma das iniciativas que colaboram para a promoção e defesa da mulher. A promotora revelou que, apesar da redução dos  crimes violentos e não violentos no município, a violência contra a mulher, especificamente, não retrocedeu.

“Inclusive, novos casos têm sido relevados, talvez em virtude de uma maior conscientização da sociedade”, destacou. Maria Constância também falou sobre encorajamento e perseverança, das conselheiras e de toda a sociedade, na defesa dos direitos da mulher.

O 45º Batalhão de Polícia Militar foi representado pela cabo Silma. Ela reforçou que a mulher vítima de agressão, ou que presenciar este tipo de violência, deve denunciar o caso à Polícia e às autoridades.

Já a vereadora Nilda, que representou a Câmara Municipal, salientou que também a mulher que vive no campo deve sentir-se acolbida pelo Conselho, que poderá trabalhar em políticas públicas específicas para as trabalhadoras rurais.

Sidileia Almeida, que deixou a presidência do CMDM, agradeceu o apoio do Governo Municipal e  de cada representante de órgãos públicos e da sociedade civil. “Esse apoio foi fundamental para que, nos últimos anos, o Conselho obtivesse êxito em suas ações.”

A Diretora-Presidente da Fundação Municipal Casa de Cultura, Graciele Mendes de Souza, registrou que a Casa de Cultura está aberta para ajudar na implementação de atividades culturais  que colaborem para a valorização e promoção da mulher.

Secretários municipais, funcionários públicos, advogados e outros representantes da sociedade acompanharam a cerimônia, que foi marcada, ainda, pelo juramento conjunto das novas conselheiras. Elas se comprometeram a observar os princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade e eficiência, no cumprimento das responsabilidades que exercerem durante o mandato.

Composição

Para o biênio 2019-2021, foi eleita presidente Elisângela Mesquita da Silva, que compõe o conselho representando a Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico (Seplade). A vice-presidente eleita é Francy Helle Remígio Condé, Secretária Municipal de Governo.  Também foram eleitas as 1ª e 2ª secretárias do Conselho, respectivamente Gislene José Luiz André (Fórum Lixo e Cidadania) e Ariane Mendes Rocha (Secretaria Municipal de Saúde).

Veja, abaixo, como ficou a nova composição do CMDM:

REPRESENTANTES DO PODER PÚBLICO

Membro titular: Laila Lazara dos Santos

Membro Suplente: Jeysiane Erica Rodrigues Ribeiro de Oliveira

II. Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Estado de Minas Gerais -

FETAEMG e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Paracatu.

Membro titular: Adeilsa Maria Bonfim

Racial

Membro titular: Denise Lemes do Padro

Membro Suplente: Valéria Ferreira Gomes

X. Sistema “S” – (SESI/SENAI, SESC)

Membro titular: Solange Maria Maciel Biulchi

Membro Suplente: Tatiane Torres Faria

Prefeitura de Paracatu
Mais Trabalho. Novas Realizações.